Imprensa

Alocação do livro escolar ainda decorre em alguns distritos

24/03/2017 08:01
Alocação do livro escolar ainda decorre em alguns distritos

A alocação do livro da primeira e segunda classes de ensino em Moçambique ainda decorre em alguns distritos do país.

Contudo, segundo a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, todo o livro escolar para estas classes já se encontra no país, tendo sido alocado a 130 distritos. 
Porém, esclareceu a fonte, o processo ainda decorre nos restantes 29 distritos, trabalho que “será concluído dentro de uma semana”.
Respondendo, hoje, as insistências dos deputados da bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a segunda maior formação política da oposição, no segundo e último dia da sessão de perguntas ao governo, Sortane disse que o atraso está no contexto da revisão pontual do currículo do ensino primário, com enfoque para as primeiras classes.
“Os novos programas de ensino, decorrentes da revisão pontual do currículo, aprovados em Junho de 2015, foram concluídos em Agosto de 2016, ao que se seguiu a respectiva avaliação”, explicou.
Segundo Sortane, “a versão final incorporando as principais correcções esteve disponível nos meados de Outubro de 2016, tendo sido enviada a uma gráfica indiana (ganhadora do concurso), que só colocou o livro da primeira classe (2,87 milhões de exemplares) nos portos de Nacala (norte), Quelimane e Beira (centro) e Maputo (sul) em princípios de Março de 2017”. 
O ano lectivo escolar no presente ano de 2017 arrancou na segunda metade do mês de Janeiro, contrariamente ao habitual mês de Fevereiro em consequência da realização, à escala nacional, do IV Recenseamento Geral da População e Habitação a decorrer no período entre 01 e 15 de Agosto próximo.
(AIM)