Alerta: Mau tempo poderá fustigar a província de Cabo Delgado
O Conselho Técnico de Gestão de Calamidades reuniu-se esta segunda-feira, em Maputo, para se inteirar da possível ocorrência de mau tempo, que poderá afectar a província de Cabo Delgado, nos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que a região norte da província de Cabo Delgado seja afectada por uma tempestade tropical severa acompanhada de chuvas fortes, decorrente da formação de um sistema de baixas pressões, em Madagáscar.
O porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, Paulo Tomás, disse que até amanhã, as diversas intuições ligadas à gestão de calamidades se deverão pronunciar sobre o nível de preparação face a possível ocorrência da calamidade.
Na reunião, Agostinho Vilanculos da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos referiu que a actual situação das bacias hidrográficas do país é estável, com excepção da bacia do Púngue, que continua em alerta.
Caso chova, nos próximos dias, tal como prevê o INAM, as bacias de Montepuez e Messalo, ambas em Cabo Delgado, poderão transbordar, podendo afectar cerca de quarenta mil pessoas.
Na reunião foi também feita uma radiografia dos danos causados pelo ciclone tropical IDAI, em diversos sectores. (RM)