Imprensa

Alemanha disposto a ajudar na busca da paz

20/04/2016 07:53
Alemanha disposto a ajudar na busca da paz

O Governo da Alemanha está disposto a ajudar Moçambique nos seus esforços de busca da paz, através do diálogo, segundo disse ontem a Chanceler alemã, Angel Markel, num encontro com o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, que efectua uma visita oficial de dois dias a este país europeu.

Todavia, Angel Markel sublinhou que a responsabilidade número um é dos moçambicanos, de restabelecer a paz no país por via pacífica, através do diálogo.

“Durante a nossa longa discussão sentimos que através da Chanceler Angela Merkel a Alemanha predispôs-se a apoiar todos os esforços do Governo de Moçambique para encontrar o mais rápido possível a paz efectiva”, disse o Presidente da República, falando à Imprensa momentos depois do término do encontro entre ambos.

Filipe Nyusi explicou de forma detalhada, exacta, precisa e franca à Chanceler alemã o que está acontecendo no nosso país.

Segundo o Chefe do Estado, sentiu-se da parte alemã muita vontade de apoiar os moçambicanos a ultrapassarem este conflito e que (eles) aconselham mais diálogo e aproximação entre todas as partes envolvidas.

“Colocaram-se na disponibilidade, ou seja, naquilo que depender deles poderão, de certa maneira, nos ajudar a voltarmos à paz efectiva, mas em todo o caso reiteram que nós jogamos um papel importante neste processo da paz em Moçambique”, explicou o Presidente da República.

Segundo os dois governantes, com a paz tudo pode acontecer para um país que almeja progredir principalmente numa altura em que há muitos investimentos na área mineira, hidrocarbonetos, agricultura e energia.

“A paz que estamos aqui a apontar é paz absoluta, porque não queremos dar um passo, um centímetro à desordem e à insegurança. Queremos que os investidores e os investimentos fluam. Estamos a fazer tudo para que essa paz exista e assegure os investimentos de todos os interessados, desde os alemães, europeus, americanos, todos que queiram investir em Moçambique, com os parceiros moçambicanos. Os investidores são muito exigentes no tocante à paz”, sublinhou Filipe Nyusi.

Entretanto, a Chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o seu país acompanha com preocupação a situação político-militar em Moçambique. “Estimamos os esforços que o Presidente Filipe Nyusi tem feito para a reconciliação nacional e para ultrapassar este conflito”.

Acrescentou que a Alemanha está interessada em ver esta crise ultrapassada para que se possa avançar com a reconstrução do país e levar a economia para frente.

A governante germânica frisou que “fizemos a nossa oferta para ajudar de modo que os esforços que o Presidente Nyusi tem feito tenham continuidade e sucesso. Vamos apoiar para que haja uma solução pacífica e sem problemas”.

No encontro bilateral de ontem os dois governantes reconfirmaram as óptimas relações de  cooperação e amizade entre ambos países, tendo o Chefe do Estado falado das potencialidades existentes em Moçambique. Os dois países definiram áreas para alavancar a economia moçambicana, através de cada vez mais investimentos, nomeadamente agricultura, energia, infra-estruturas, entre outros.

Ainda ontem o Presidente moçambicano efectuou uma visita de cortesia ao seu homólogo alemão, Joachin Gauck, no Palácio Bellevue, onde assinou o livro de honra. Mais tarde encontrou-se com a comunidade moçambicana residente neste país.

Fonte: Jornal Notícias