Alemanha disposta a ajudar Moçambique nos esforços pela paz
A chanceler alemã, Angela Merkel, garante que a Alemanha está disposta a ajudar Moçambique nos esforços pela manutenção da paz. Angela Merkel falava esta terça-feira, em Berlim, durante um encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi, no quadro da visita oficial àquele país europeu.
A Chanceler disse que tem visto os esforços do Governo em dialogar com a Renamo, mas sem sucesso. Referiu que “de hoje em diante, Alemanha vai acompanhar, passo a passo, o processo da restauração da paz em Moçambique.”
Angela Merkel frisou ser necessário que se acelere o diálogo Governo -Renamo para pôr fim à tensão político-militar no País e que o conflito, não pode pôr em questão o investimento que a Alemanha deseja efectuar em Moçambique.
Na ocasião, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que o Governo acatou aos conselhos do Governo alemão e prometeu partilhar informações relativas ao processo de paz.
Ontem à noite, o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, reuniu-se com a comunidade moçambicana residente na Alemanha, que disse estar preocupada com o recrudescimento da tensão político-militar no País.
Entre outos pontos, os moçambicanos pediram ao Governo para que crie mais postos de votação na Alemanha, condições para a emissão de passaportes biométricos e um consulado em Frankfurt.
Esta quarta-feira, segundo e último dia da visita oficial, Filipe Nyusi vai visitar a Unidade de Produção de Turbinas da Siemens Berlin, antes de participar no Fórum de Negócios Moçambique-Alemanha. (RM)