Agricultura com peso notável na economia
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos últimos três meses a economia cresceu 3,7 por cento, contra 4.4 por cento registados no período homólogo de 2015. Informação citada este sábado pelo Notícias indica que depois da agricultura seguem-se os ramos dos transportes, armazenagem, actividades auxiliares dos transportes e informação e comunicação, com uma contribuição conjunta de 12.3 por cento.
O sector do comércio e serviços de reparação ocupa o terceiro lugar, com 10.7 por cento, seguido pelo ramo da indústria transformadora, com um peso de 8.5 por cento.
Os ramos de aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas e educação apresentam um peso de 6.7 por cento e 6.8 por cento, respectivamente. Os restantes ramos de actividade tiveram, em conjunto, um peso de 28.4 por cento, acrescenta o INE em comunicado de imprensa recebido pelo Notícias.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o desempenho da actividade económica no segundo trimestre de 2016 é também atribuído ao sector secundário, que cresceu 9.4 por cento, com destaque para o ramo da construção, com uma variação de 13.6 por cento.
O instituto frisa também que o sector terciário ocupa a segunda posição, com um crescimento de 4.8 por cento induzido pelos ramos dos transportes, armazenagem e actividades auxiliares dos transportes e informação e comunicações, com uma contribuição conjunta de 4.8 por cento.
Um crescimento também positivo de 3.9 por cento é registado no sector primário impulsionado pelo ramo da indústria de extracção mineira, com uma variação de 10.6 por cento, refere a fonte.
(AIM)