Aeroporto de Maputo recebe nova certificação para voos internacionais
O Aeroporto Internacional de Maputo, capital moçambicana, recebeu ontem um novo certificado que eleva a sua capacidade de resposta para voos comerciais.
A pista passa a poder receber aviões de "maior porte" como os Airbus 380 ou Boeing 747, referiu Carlos Mesquita, ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações.
Além disso, as companhias "passarão a beneficiar da redução [dos custos] de seguros" ao utilizarem um aeroporto classificado de baixo risco, por preencher diversos requisitos de segurança, acrescentou, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
O governante falava durante uma cerimónia realizada hoje, em Maputo, em que recebeu o certificado de "categoria 4" das mãos do presidente do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM), João de Abreu.
Com a certificação, o país espera atrair mais tráfego internacional, acrescentou Carlos Mesquita.
O aeroporto beneficiou de diversas melhorias, nomeadamente no âmbito dos sistemas de ajuda à navegação, com um investimento de 55 milhões de euros só na torre de controlo.
Houve ainda obras de reabilitação da pista, que incluíram um novo sistema de abastecimento de combustível, e a construção de uma placa para cargueiros e outros aviões especiais.