Adquiridos 500 tractores para dinamizar agricultura
Maputo, 02 Ago. (AIM) - O governo moçambicano, através do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), acaba de receber do governo brasileiro um crédito de 97 milhões de dólares norte-americanos para impulsionar a actividade agrícola no país, através da aquisição de equipamento agro-pecuário e de irrigação na perspectiva de se abandonar a dependência da chuva na produção.
A primeira parte do crédito foi aplicada na aquisição de 500 tractores e respectivas alfaias, máquinas a serem distribuídas pelas províncias.
O jornal “Domingo” apurou que o equipamento foi canalizado directamente para os portos de Nacala, na província nortenha de Nampula, Beira, central de Sofala, e Maputo (sul) para posterior distribuição pelas províncias do norte, centro e sul do país.
A informação foi avançada em Govuro, província meridional de Inhambane, pela Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Agrário, Setina Titosse.
A segunda tranche do valor concedido pelo Brasil estará direccionada para a compra de equipamento de irrigação, que poderá ser distribuído nos parques agrícolas a serem criados nas zonas potencialmente produtivas. Espera-se que a curto ou médio prazos se possa reduzir a dependência alimentar no país e estimular a agricultura comercial.
“O que se pretende com o incremento financeiro no sector de produção é transformar a agricultura de subsistência em comercial, o que poderá contribuir no aumento dos rendimentos”, disse Setina, que esteve em Govuro para visitar o Projecto de Irrigação do Vale do Save (PIVASA) que consiste na construção de um regadio na região de Chimunda para irrigar cerca de mil hectares de terra arável existente, sendo o FDA o implementador desta iniciativa.
A construção do sistema de irrigação está numa fase conclusiva, devendo a produção iniciar na próxima campanha agrícola. Trata-se de um projecto que irá galvanizar a produção de comida na zona norte da província de Inhambane.