Acidentes de viação durante o Natal fazem 15 mortos e uma dezena de feridos graves
Pelo menos 15 mortos e 28 feridos, entre os quais 10 em estado grave, é o balanço preliminar de 16 acidentes de viação ocorridos em todo o território nacional, durante as festividades de Natal, anunciou hoje a Polícia da República de Moçambique (PRM).
Os dados foram avançados em Maputo, pelo porta-voz do Comando Geral da PRM, Inácio Dina, em conferência de imprensa havida em Maputo sobre as principais ocorrências reportadas durante as festas de Natal.
O excesso de velocidade, condução sob estado de embriaguez, bem como a inobservância dos sinais de trânsito, são apontadas como sendo as principais causas dos acidentes de viação.
Segundo o porta-voz da PRM, regista-se uma redução de 45 por cento comparativamente a igual período de 2016.
“Pese embora tenhamos registado esta redução, há que lamentar a ocorrência dos acidentes de viação”, disse.
Por isso, reiterou o seu apelo dirigido aos automobilistas para que se abstenham do consumo de álcool durante a condução e respeitem as regras de trânsito.
O porta-voz também anunciou a ocorrência de dois assassinatos de um total de sete casos criminais reportados à PRM, que culminaram com a detenção de três suspeitos.
Durante o mesmo período, a PRM apreendeu duas pistolas, e cinco munições.
Sobre os preparativos para a passagem do ano, que se avizinha, Dina garantiu que a PRM está a implementar um plano de acção para garantir uma transição de ano ordeira e pacífica.
Aliás, em Novembro último, a PRM desenhou um plano específico de controlo e segurança a ser implementado durante toda a quadra festiva.
O plano inclui o reforço de patrulhamento e vigilância, bem como o mapeamento dos bairros susceptíveis a incidentes.
Segundo Dina, as operações da PRM dão primazia a uma maior presença física do número de agentes na via pública. Para o efeito, a PRM conta com o reforço de mais de dois mil agentes recém-graduados da Escola Prática da Polícia de Matalane, província meridional de Maputo.