"14 oficiais da Renamo promovidos nas FDS e não 400" - PR
O Presidente da República, Filipe Nyusi, esclareceu que até então, foram promovidos nas Forças de Defesa e Segurança, 14 oficiais da Renamo que ocupam cargos de direcção e chefia.
Segundo Filipe Nyusi, os quatrocentos homens recentemente graduados em Matalane e integrados nas forças policiais, não pertencem a nenhuma formação política.
“Embora lento, mas já com uma tendência de evolução muito grande, o processo está a caminhar. Tiveram também um encontro na Beira, portanto o grupo de peritos, onde estão a discutir o detalhe. Estão a discutir sobre os subgrupos de trabalho no âmbito da desmilitarização, desarmamento e reintegração; naturalmente existe o projecto verdadeiro de reintegração que significa, o que é que pessoas as vão fazer? Pois, não só uma reintegração individual, tem que se ver também a comunitária, é um ambiente, é um meio, onde as pessoas viviam como é que as condições da vida tem que ser feitas”, disse.
O Presidente da República Filipe Nyusi reiterou que o processo de desmobilização, desarmamento e reintegração de homens armados da Renamo decorre a um bom ritmo e a equipa de peritos criada para o efeito, está no terreno. (RM)