Os 11 secretários de Estado provinciais nomeados pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, tomaram posse, hoje, numa cerimónia que terminou a instantes na Ponta Vermelha. O cargo de secretário de Estado é de confiança política.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
A Escola Secundária de Chiconono, distrito de Muembe, província de Niassa, norte de Moçambique, vai ser palco da abertura oficial do ano lectivo escolar 2020, a 31 do corrente mês. A cerimónia deverá ser orientada, ao mais alto nível, pelo presidente da República, Filipe Nyusi.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, confere posse, esta quinta-feira, em Maputo, às ministras da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana, do Género Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane e da Cultura e Turismo, Edelvina Materula.
O Ministério da Administração Estatal e Função Publica assegura que a lei é clara quanto às atribuições e competências do governador eleito e do Secretário de Estado a ser indicado pelo Presidente da República, no âmbito da governação descentralizada provincial.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou esta quarta-feira, através de Despachos Presidenciais separados, os Secretários de Estado Provinciais.
Estão ultrapassadas as queixas sobre a morosidade na emissão de passaportes, com a aquisição de mais cinco máquinas de captação de dados pela Direcção Nacional de Migração.
O Instituto Nacional de Saúde, INS, e parceiros pretendem tirar o país da lista das nações com a mais alta taxa de mortalidade materno-infantil, causada pelas doenças reumáticas.
O Governo da cidade de Maputo exorta os jovens com idades entre os 18 e 35 anos a participarem no processo de recenseamento militar, em curso no país.
Moçambique conseguiu massificar, em 2019, os testes de sida nas unidades sanitárias como uma das formas de cumprir a estratégia global das Nações Unidas para travar a doença, disse esta quarta-feira, em Maputo, fonte do Fundo Global.
Moçambique vai receber, do Fundo Global, mais de setecentos e cinquenta milhões de dólares para o controlo do HIV e Sida, da tuberculose e da malária, no período de 2021 a 2023.