Presidência da República

Governo mobiliza fundos para água no Inchope

10/08/2017 12:39

Inchope, Manica, 05 de Agosto de 2017 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que o governo moçambicano está em processo de mobilização de fundos para operacionalizar o projecto de abastecimento de água ao posto administrativo de Inchope, distrito de Gondola, na província central de Manica.

O projecto, segundo o Presidente Nyusi, está orçado em cerca de 2.6 milhões de dólares e consiste, entre outros trabalhos, na construção de uma conduta desde a barragem de Chicamba, na mesma província, para a sede do posto administrativo, numa extensão de cerca de 104 quilómetros.

O Presidente da República revelou o facto este sábado, em resposta a um pedido da população de Inchope formulado durante o comício que Nyusi orientou naquele posto administrativo, marcando o último dia da visita de trabalho a esta província, iniciada na última quinta-feira.
“No vosso pedido falaram o problema de água e isso está no nosso projecto. Sabemos quanto vai custar, mais ou menos 2.6 milhões de dólares. Estamos a mobilizar isso juntamente com o Banco Mundial”, disse o Chefe de Estado moçambicano.
Nyusi acredita que o governo vai conseguir resolver o problema, sendo que, com a sua concretização, entre 16 mil a 19 mil habitantes de Inchope beneficiarão de água potável.
Na mesma ocasião, a população pediu também a construção, naquele posto administrativo, de um de uma unidade sanitária de referência dada a demanda que se regista pelos serviços de saúde, tendo em conta que é atravessado por dois importantes corredores, nomeadamente a Estrada Nacional Número Um e a Estrada Nacional Número Seis (EN6), esta última em reabilitação e alargamento, incluindo no ponto de entroncamento entre as duas vias, em Inchope.
Nyusi considerou legítimos os pedidos da população que, segundo ele, tem sabido escolher as prioridades e as canalizar em momento certo.
“Portanto, o vosso pedido é legítimo e também está dentro do nosso projecto”, afirmou o estadista, para quem outros pedidos apresentados no comício merecerão a devida consideração.
“Estrategicamente Inchope é local que precisa de um hospital de referência. É extremamente importante ter esse hospital. Em Inchope há muitos problemas, porque é um entroncamento de estradas. Ocorrem acidentes”, acrescentou, apontando também o mesmo pode tratar doentes em viagem que por ali transitem.
No comício, a população, através de uma mensagem, elogiou o desempenho do Presidente da República, sobretudo, no seu empenho pelo restabelecimento da paz e aumento da produção e produtividade no país.