Imprensa

Zambézia/surto de diarreias assola distrito de Mocuba

18/10/2017 11:07
Zambézia/surto de diarreias assola distrito de Mocuba

Pelo menos onze pacientes encontram-se internadas no Hospital Rural de Mocuba, na província central moçambicana da Zambézia, na sequência de um surto de diarreias, devido ao consumo da água imprópria

O facto foi confirmado segunda-feira, à imprensa, pelo director Provincial da Saúde na Zambézia, Hydait Kassim.

Segundo Kassim, o surto de diarreias eclodiu há uma semana no distrito de Mocuba, cuja sede ostenta o mesmo nome, com o registo de aumento de casos de pacientes a darem entrada naquela unidade sanitária, com sintomas de vomitos e diarreias em menos de sete dias. 
“De facto, estamos a registar o surto de diarreias na cidade de Mocuba devido ao consumo de água imprória. Felizmente, nas nas últimas 48 horas não tivemos registo de entrada e isto segnifica que, ultimamente, a situação está aparentemente calma”, disse a fonte.
Kassim disse esperar que continuem esta tendência de redução de casos de diarreias, pincipalmente nas unidades residenciais mais críticas.
Assegurou que o sector de saúde aguarda pelos resultados laboratoriais submetidos junto das autoridades centrais de tutela para aferirem se se trata de casos relacionados com surto de vibrião colérico ou não.
Com vista a contenção da propagação da doença na província, Kassim garantiu ter sido mobilizadas brigadas multesectoriais constituídas maioritariamente por técnicos de saúde, para sensibilização nas diversas unidades residenciais sobre a necessidade de observância de hábitos de boas práticas.
Disse ainda que, em paralelo, decorre a distribuição de 1.400 frascos de certeza de forma gratuita a igual número de famílias, no âmbito das medidas de prevenção. 
O director referiu estar a disposição 298 mil saquetas de sorros para administração oral e cerca de 36 mil frascos de certeza para fazer face a qualquer situação de evolução.
Nas jornadas de sensiblização da população para observância de cuidados primários de saúde, segundo explicou, envolve a participação massiva das lideranças locais a vários níveis e outras pessoas de boa vontade.
“A cidade de Mocuba é centro de convergencia de pessoas em trânsito na província, daí a nossa maior presença para monitorar o aumento de ocorrência de doenças diarreicas e não só”, sustentou Kassim, apelando a participacao de todos os segmentos da sociedade na promoção de medidas preventivas “para evitarmos a propagação da doença para outras partes da província”.
As autoridades sanitárias garantem não ter havido registo de óbitos na sequência deste surto naquela parcela do país.
(AIM)