Imprensa

"Votação decorreu sem sobressaltos apesar do registo de alguns ilícitos eleitorais" - STAE

16/10/2019 07:38

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) diz que o processo de votação das eleições gerais desta terça-feira decorreu sem sobressaltos apesar do registo de alguns ilícitos eleitorais.

O director geral do STAE, Felisberto Naife afirmou que a maioria das assembleias de voto cumpriu com o horário de abertura marcado para as 7 horas.

 Segundo Naife das 20.162 mesas instaladas ao nível nacional 7 não abriram.

Trata-se de mesas que haviam sido montadas em zonas afectadas pelos ataques de malfeitores na província de Cabo Delgado que não abriram devido a problemas de segurança, três em  Quiterajo, no distrito de Macomia, outras três em Rua-Rua, no distrito de Muidumbe, e uma mesa em Mocímboa da Praia.

Felisberto Naife deixou recomendações aos membros das mesas de voto para garantir uma contagem harmoniosa dos votos.

"Os membros das assembleias de voto têm todas as instruções para reverificar todos os materiais consigo, sobretudo os candeeiros de iluminação para permitir que ao terminar a votação posam estas criadas as condições mínimas em caso de falha de energia eléctrica para poderem iniciar com o processo de apuramento. Igualmente teremos que reverificar e trabalhar em todos os documentos necessários para este processo de apuramento que são as actas e os respectivos editais" disse. (RM)