Imprensa

Verónica Macamo convida especialistas e empresários chineses a investir em Moçambique

16/02/2017 07:46

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, convidou, esta terça-feira, a Academia Chinesa e Ciências Agrárias a colaborar com as instituições congéneres de Moçambique na busca de estratégias com vista a aumentar a produção e a produtividade no País. Falando, em Beijing, durante a visita que efectuou naquele Centro de Investigação agrária, Verónica Macamo disse que Moçambique é uma terra eminentemente agrícola.

“Para Moçambique, explicou, o importante é saber quais são as técnicas mais eficazes para o aumento da produção e produtividade, "daí o nosso convite para trabalharmos juntos como forma de aprendermos a experiencia chinesa"
Em resposta, Chun - Ming Lui, Director do Instituto de Ciências de Investigação das Culturas da Academia Chinesa de Ciências Agrárias, disse que o convite é muito bem-vindo à sua instituição.

Lui recordou que, em 2008, uma delegação de especialistas agrícolas da sua instituição deslocou-se à Moçambique para troca de experiências com instituições homólogas moçambicanas.

Depois do encontro com a Direcção daquela instituição científica, Verónica Macamo procedeu a abertura do seminário de negócios entre empresários moçambicanos e chineses.

Na ocasião, a Presidente do Parlamento moçambicano fez saber que o governo tem vindo a introduzir reformas, visando melhorar o ambiente de negócios em Moçambique.

O seminário abriu novas oportunidades para intercâmbios nas áreas comercial, agrícola, de infra-estruturas, energia, turismo, entre outras.

O Embaixador de Moçambique na China, Aires Ali, disse à imprensa que a visita foi oportuna e vai reforçar as relações de amizade e cooperação entre os dois países e povos.

Quanto ao encontro de negócios, Aires Ali enalteceu a ideia de se ter organizado o evento e espera que o mesmo venha a unir homens de negócios, ali presentes. (RM)