Imprensa

Verônica Macamo animada com indicação da equipa mista para diálogo

20/05/2016 10:48
Verônica Macamo animada com indicação da equipa mista para diálogo

A presidente da Assembleia da República de Moçambique (AR), Verónica Macamo, disse estar animada pela indicação de uma equipa mista que tem como missão elaborar os termos de referência para a retomada do diálogo político entre o Governo e a Renamo, o maior partido da oposição no país, interrompido há mais de sete meses.

Macamo, que falava hoje, em Maputo, momentos após ter recebido, em cortesia, o Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Moçambique, Howard Pittman, afirmou que os resultados do diálogo político, que em breve será retomado, deverão concorrer para a busca de uma paz efectiva, para o bem-estar de todos os moçambicanos.
“Nós estamos neste momento muito animados. Portanto, devemos, efectivamente, pôr um basta a guerra”, disse.
A presidente do mais alto órgão legislativo do país fez questão de frisar que a equipa mista deve, o mais rápido possível, preparar o encontro ao mais alto nível, entre o presidente da República, Filipe Nyusi e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama. 
“Se há problema vamos sentar para discutir. É importante que discutamos. Até dois irmãos têm pontos de vista diferentes”, vincou a Presidente da AR, para quem os políticos, embora defendam ideologias diferentes, devem ter a capacidade de conviverem em harmonia dentro da diferença.
Por seu turno, Pittman afirmou que a AR tem um papel muito importante na resolução dos problemas que afectam o país, nomeadamente, a dívida pública, questões económicas, bem como a paz.
O diplomata norte-americano, que visitou o parlamento pela primeira vez desde que foi acreditado no país, a 18 de Fevereiro último, asseverou que os EUA têm bastante interesse aos desafios que Moçambique vive actualmente.
“Nós somos um parceiro e temos muito interesse nos desafios que o país tem actualmente; a dívida, a paz e economia. Tudo isso, nós discutimos.”
(AIM)