Imprensa

Semana da Saúde: Manica vai atender 350 mil Crianças

31/10/2017 09:26
Semana da Saúde: Manica vai atender 350 mil Crianças

As autoridades de saúde na província central de Manica têm como meta atender um universo de 350 mil crianças na semana nacional da saúde que arrancou, esta segunda-feira, em Moçambique.

Trata-se de crianças com idades que variam de zero a cinco anos e, para o efeito, foram mobilizados mais de 400 profissionais de saúde distribuídos por duzentas brigadas que, durante cinco dias, vão trabalhar nos doze distritos da província.
Durante a campanha, segundo o director provincial de saúde, em Manica, Juvenaldo Amós, pelo menos 56 mil mulheres em idade fértil também irão beneficiar de planeamento familiar.
Falando esta segunda-feira, em Chimoio, por ocasião da semana nacional da saúde, Amós explicou que as crianças serão administradas Vitamina A e desparasitadas com Mebendazol. Também haverá rastreio da tuberculose, planeamento familiar bem como registo de civil.
As crianças vão receber Vitamina A. Serão desparasitadas com Mebendazol e teremos controlo da tuberculose. Ainda no rol das actividades faremos registo civil. Para as mulheres em idade fértil haverá planeamento familiar. Objectivo é assistir maior número possível de pessoas que vão procurar os nossos serviços, disse.
O director afirmou que para o alcance das metas estabelecidas, o sector conta com a entrega dos profissionais de saúde e envolvimento directo da população no processo.
Criamos todas as condições para que o trabalho decorra sem grandes constrangimentos. Contamos com os profissionais e entrega da própria população. Algumas brigadas móveis deslocar-se-ão às zonas recônditas para assistir a população, assegurou Amós.
A fonte disse acreditar que a população já sabe a importância dessa campanha, porque não é primeira vez que acontece. Todos sabem que devemos participar nela para que tenhamos uma vida para própria nossa saúde. Por isso acreditamos que as metas que traçamos serão alcançadas.
Aproveitou a ocasião para apelar a população no sentido de se juntar a campanha levando seus filhos para os postos para cuidados médicos sem deixar a oportunidade para último dia.
Nosso apelo é que cada um de nós, independentemente de ser mãe ou esposo leve a criança para ser administrada a Vitamina A e ser desparasitada. Não pode esperar pelo último dia. Temos que levar as crianças com urgência possível aos postos, disse o director, garantindo que tudo está acautelado para o sucesso do programa.