Imprensa

SADC cria fundo para resposta a calamidades naturais

20/03/2017 07:13
SADC cria fundo para resposta a calamidades naturais

Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), reunidos, este sábado em Mbabane, na Swazilândia, em cimeira extraordinária decidiram criar um fundo regional para resposta a casos e calamidades naturais, nos países-membros.

O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que participou no evento, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que o tema relativo a desastres naturais foi o mais saliente na cimeira convocada para abordar a industrialização da região.

Carlos Agostinho do Rosário explicou que concorreu para a necessidade da criação do Fundo, a última depressão tropical que devastou a região e que a Organização teve dificuldades de agir com rapidez e eficácia.

“ O trabalho vai ser feito no sentido de que nós, em Moçambique, possamos impulsionar ou vermos se haverá uma acção mais célere para a criação desse Fundo, para ver se conseguimos tirar proveito do mesmo, já no próximo ano. Portanto também passamos a ideia da necessidade de um plano-director de infra-estruturas, barragens e represas para podermos gerir melhor as águas, em situação de cheias ou seca” , frisou  Carlos Agostinho do Rosário.

O Primeiro-ministro frisou que a Cimeira foi uma oportunidade para Moçambique transmitir a sua experiência no controle das calamidades naturais, (RM)