Imprensa

SADC agradece Moçambique pela liderança de sucesso

31/08/2016 08:04
SADC agradece Moçambique pela liderança de sucesso

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) agradeceu Mocambique esta terça-feira, em Mbabane, na Swazilândia, porque durante a sua Presidência da Troika do Órgão da SADC para a Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança, a região “permaneceu pacífica e estável” e os Estados membros “continuaram a aderir valores e práticas democráticas”.

Desde a última cimeira realizada em Agosto de 2015, a República Unida da Tanzânia e a República de Seychelles realizaram suas eleições em Outubro e Dezembro de 2015, respectivamente”, disse Stergomena Lawrence Tax, Secretária Executiva da SADC, falando a 36ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização regional.
O Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, presidiu segunda-feira a sua última cimeira da Troika do Órgão, com a participação do seu homólogo da África do Sul, Jacob Zuma, e da vice-presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, que representa o Presidente John Magufuli, na 36ª Cimeia da SADC.
Esta terça-feira, Moçambique deixou oficialmente a presidência do Órgão, mas continuará na Troika do Órgão, na qualidade de presidente cessante. 
A presidência passou a ser assegurada pela Tanzânia, que era vice-presidente. A África do Sul, até agora presidente cessante, deixou em definitivo o Órgão. Angola entrou para a Troika assumindo a vice-presidência.
“A República da Zâmbia realizou suas eleições a 11 de Agosto. Todas estas eleições (Tanzânia, Seychelles e Zâmbia) foram bem-sucedidas e declaradas pacíficas e credíveis, pela Missão de Observação de Eleição da SADC”, disse Lawrence Tax. 
“Quero em nome dos Estados membros da SADC expressar a nossa gratidão a Sua Excelência Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique e Presidente de Órgão sobre Cooperação Política, Defesa e Segurança por sua liderança, e por ter constituído e enviado as Missões de Observação de Eleição da SADC a estes Estados membros”, afirmou a Secretária Executiva da SADC, para de seguida agradecer os Estados membros que enviaram observadores para estas missões.
(AIM)