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Rigor académico e científico constituem pilares incontornáveis
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O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico profissional, Jorge Nhambiu, afirma que os princípios do rigor académico e científico, devem constituir os pilares incontornáveis para que sejam formados mais e melhores Moçambicanos.
Esta iniciativa visa dar capacidades para se engajarem cabalmente na procura de respostas para as exigências da actual sociedade de conhecimento e participar activamente na promoção do bem-estar.
Este pronunciamento foi feito durante a primeira sessão do Conselho Nacional do Ensino Superior, CNES, evento que reuniu gestores das instituições de Ensino Superior, para reflectir sobre o Ensino Superior em Moçambique e apreciação dos Estatutos do Pessoal do Ensino Superior.
Durante o evento, foi apreciação da proposta da revisão dos Estatutos daUniversidade Pedagógica, da Universidade A Politécnica, do Instituto Superior de Transportes e Comunicações e do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique.
O Programa Quinquenal do Governo 2015-2019 define como objectivo central “melhorar as condições de vida do Povo Moçambicano, aumentando o emprego, a competitividade, criando riqueza e gerando um desenvolvimento equilibrado e inclusivo, num ambiente de paz, segurança, harmonia, solidariedade, justiça e coesão entre os Moçambicanos”.
Neste prisma, cabe ao Ensino Superior, dar resposta a estratégia de formação de Capital Humano de qualidade, com vista a promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico no país.
“ Por isso, éresponsabilidade do Conselho Nacional do Ensino Superior garantir que os nossos graduados sejam altamente qualificados e respondam aos reais desafios do crescimento socioeconómico do nosso país”, sublinhou o ministro.
Ademais, a Visão do Governo, para a área do Ensino Superior é orientada para a expansão com equilíbrio e qualidade, sob uma governação eficiente e respeitadora da autonomia das instituições que, guiando-se, pelo princípio da democraticidade, desenvolvam actividades produtoras de conhecimento e que sejam objecto de reconhecimento nacional e internacional.
O CNES é Órgão Consultivo do Conselho de Ministros, com a função de articular e planificar o Ensino Superior duma forma harmoniosa e consentânea com a melhoria da qualidade e relevância do processo de formação dos nossos concidadãos.
Cabe a este órgão, analisar e pronuncia-se sobre as políticas e demais instrumentos normativos que garantem a qualidade e eficiência do ensino e aprendizagem nas instituições de ensino superior. (RM-MCTESTP)