Imprensa

Presidente Nyusi visita província de Nampula

04/07/2016 10:58
Presidente Nyusi visita província de Nampula

O presidente da República, Filipe Nyusi, inicia esta segunda-feira uma visita de trabalho de três dias à província nortenha de Nampula, a mais populosa de Moçambique.

Com cerca de quatro milhões de habitantes, distribuídos em 23 distritos numa área total de 79.010 quilómetros quadrados, a província de Nampula tem como base da sua economia a produção de castanha de caju, algodão, tabaco, pedras preciosas e outros minerais.
Segundo o Programa da visita, o Chefe do Estado moçambicano vai escalar, sucessivamente, os distritos de Liúpo, Monapo, Muecate, Nacarôa e Mecuburi, onde tem agendado encontros com os Governos locais, reuniões com diversos segmentos da sociedade, comícios populares e visitas a empreendimentos de interesse económico e social.
O ponto de entrada será o distrito de Liúpo, onde, para alem de orientar um comício popular, vai visitar uma feira de pescado.
Nesta mesma segunda-feira, mas a tarde, Nyusi trabalha no distrito de Monapo, onde está prevista a inauguração do Instituto de Formação de Professores e, ainda, o Hospital Distrital, uma infra-estrutura construída com o financiamento da Áustria.
Em Monapo, o Presidente da República vai orientar uma sessão extraordinária do governo provincial alargada aos administradores distritais, presidentes dos conselhos municipais e outros quadros e um encontro com jovens.
Nos dois dias seguintes, Nyusi escalara’, sucessivamente, os distritos de Muecate, Nacaroa, Cidade de Nampula e Mecuburi.
Nesta deslocação à Nampula, o Chefe de Estado far-se-á acompanhar pelos Ministros do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo; da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu; da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Isaque Chande; pelos Vice-Ministros do Interior, José dos Santos Coimbra; da Administração Estatal e Função Publica, Roque Silva Samuel; e do Género Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.