Imprensa

Presidente Nyusi na Cimeira de Chefes de Estado da SADC em Lilongwe

17/08/2021 08:52
Presidente Nyusi na Cimeira de Chefes de Estado da SADC em Lilongwe

O Presidente da República de Moçambique e em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, participa em Lilongwe, no Malawi, na 41ª Cimeira ordinária da organização regional.

De acordo com uma nota da Presidência da República, o evento, que será realizado em modelo híbrido, vai decorrer sob o lema “Fortalecer a Capacidade de Produção face à Pandemia da covid-19, em prol da Transformação Económica e Industrial Inclusiva e Sustentável”.

A cimeira será marcada pela passagem da presidência da organização regional, pelo Chefe do Estado moçambicano, para o Presidente do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, refere o documento.

Constam da agenda da Cimeira a apresentação do relatório de Moçambique sobre a Presidência da SADC pelo Presidente Nyusi, os progressos alcançados na promoção da integração regional, a eleição do novo Secretário Executivo da organização e a despedida da Secretária Executiva cessante, Stergomena Lawrence Tax, após 8 anos de serviço.

A 41ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC será antecedida pela Cimeira da Troika do Órgão, pela reunião do Conselho de Ministros e a reunião do Comité Permanente dos Altos Funcionários da SADC, indica o comunicado.

Nesta deslocação o Nyusi far-se-á acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dlhovo; da Defesa Nacional, Jaime Neto; da Saúde, Armindo Tiago; pela vice-ministra da Industria e Comércio, Ludovina Bernardo; pelo Alto-Comissário de Moçambique no Botswana, Domingos Fernandes, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

(AIM)