Imprensa

PR reúne-se com homólogo russo, à margem da Cimeira Rússia-África

24/10/2019 09:48
PR reúne-se com homólogo russo, à margem da Cimeira Rússia-África

O Presidente da República, Filipe Nyusi reúne-se, hoje, com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, à margem da Cimeira Rússia-África que decorre, desde ontem, em Sochi.

Espera-se que o Chefe do Estado moçambicano e o presidente russo abordem o estágio da cooperação entre Moçambique e Rússia, passado em revista na visita do Estado que Filipe Nyusi efectuou em Agosto passado, a este país.

Aliás, ontem, Vladimir Putin manteve encontros, em separado, com representantes dos 53 países presentes na Cimeira, com destaque para os Chefes de Estado e de Governo da África do Sul, Etiópia, Repúblicas Democrática do Congo e Centro Africana, entre outros.

Entre os líderes africanos, há igualmente encontros em paralelo para o debate sobre o estágio da cooperação entre si.

É neste contexto que o Presidente da República, Filipe Nyusi, o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, mantiveram um encontro sobre o qual não foi apresentada qualquer declaração.

Ontem, na abertura da Cimeira, o Presidente em exercício da União Africana e também Chefe do Estado egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi vincou a necessidade dos países da organização aproveitarem a experiência da Rússia em vários domínios para o estreitamento da cooperação.

Quarenta por cento do investimento russo em África é feito no Egipto, mas o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, garante que, está para breve, a alteração deste cenário, com o investimento a ser também no resto do continente.

A Cimeira Rússia-África entra, hoje, para o seu último dia, que será marcado pela continuação dos debates iniciados, ontem, e ainda, por um almoço oferecido aos líderes africanos pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

Espera-se a assinatura de vários acordos de cooperação entre o Presidente russo e o Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, na qualidade de Presidente da União Africana. (RM)