Imprensa

PR reitera abertura ao apoio estrangeiro no combate aos terroristas em Cabo Delgado

30/04/2021 12:31

O Presidente da Republica Filipe Nyusi, reitera a abertura do país ao apoio estrangeiro, para ajudar no combate aos terroristas que actuam em algumas zonas de província de Cabo Delgado.

O Chefe de Estado Moçambicano, falava esta quarta-feira em Ruanda, após um encontro que manteve com o Presidente daquele país, Paul Cagamé, no âmbito dos esforços para a paz na região e combate ao terrorismo.

O Presidente da República disse que Ruanda transmitiu a Moçambique a experiencia de combate ao extremismo violento.

“Deixamos a nossa mensagem concreta ao nosso irmão amigo de que nós estamos abertos para todos os apoios, mas não gostaríamos que os apoios fossem impostos aos moçambicanos, são apoios em que Moçambique tem que estar a frente, tendo em conta as experiências do mundo e acho que foi a posição que todos os nossos amigos também defendem, europeus, asiáticos e americanos. Pronto, Moçambique tem que estar em frente daquilo que precisa, dizer exactamente o que é nós precisamos e como precisamos e estruturar os interesses do país para combatermos em conjunto esse flagelo que se chama terrorismo”, disse.

 O Presidente da República referiu que o Ruanda transmitiu a Moçambique experiência de combate ao extremismo violento.

 “Tivemos uma discussão pela experiência o Ruanda no combate ao terrorismo e ao extremismo violento. É bem sabido que o Ruanda teve um papel importante na África Central, tem tido lá tropas ao lado das forças das Nações Unidas e então nós quisemos compreender exactamente como tem sido a experiência, os combates como é que são”, frisou.

A visita de duas horas do Presidente Filipe Nyusi ao Ruanda, serviu igualmente para consultas mútuas na perspectiva de reforço da amizade cooperação nas áreas de boa governação, economia e saúde. (RM)