Imprensa

PR quer mais produção com energia eléctrica no Niassa

24/02/2020 10:17
PR quer mais produção com energia eléctrica no Niassa

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recomendou à população do distrito de Marrupa, na província do Niassa, a aumentar a produção agrícola e pesqueira, aproveitando-se das vantagens da energia eléctrica.

da subestação eléctrica de Marrupa e a respectiva linha de transporte de energia Cuamba-Marrupa, na província do Niassa.

O empreendimento, construído no âmbito do programa "Energia para Todos", vai alimentar os distritos de Marrupa, Mauá, Mecula, no Niassa, e, no futuro, os distritos de Balama e Namuno, em Cabo Delgado.

Falando no comício popular após as inaugurações, o estadista exortou à população a entregar-se ao trabalho e a servir-se da energia eléctrica para aumentar a produção de alimentos na agricultura, assim como melhorar a educação, saúde, restauração, instalação de moageiros e outras indústrias.

O Presidente Nyusi garantiu à população moçambicana que o seu Governo vai continuar a expandir a rede eléctrica em todo o país, até porque todos os distritos já estão electrificados, conforme a sua promessa.

Na ocasião deixou transparecer que tem percepção de que a população, sobretudo nas localidades, anseia cada vez mais pela corrente eléctrica, mas pediu paciência, tendo garantido que o Executivo está a trabalhar, sobretudo para dar energia "fiável".

O Chefe do Estado moçambicano, lamentou o facto de alguns moçambicanos estarem a matar os seus irmãos, na região norte e no centro do país, afirmando: "por favor, parem com essas brincadeiras".

"Já encontramos algumas pessoas e estamos a investigar as suas motivações. Alguns são mesmo moçambicanos e outros são estrangeiros, por isso estamos a pesquisar a sua origem, mas são grupos pequenos que não querem a paz em Moçambique, por isso vamos ser vigilantes contra esses grupos que recrutam pessoas para matar outros, fazendo promessas falsas", exortou o Presidente da República.

Em nome da soberania, o Chefe do Estado disse que não vai permitir que isso continue.

A linha de transporte de energia Cuamba-Marrupa possui uma extensão de 407 quilómetros e vai beneficiar 25 mil famílias da província do Niassa. (PR)