Imprensa

PR moçambicano visita sede da CPLP em Lisboa

16/07/2015 10:39

Lisboa, 15 Jul. (AIM) - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, visita esta quinta-feira (dia 16 de Julho) a Sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, onde será recebido pelo Secretário Executivo da organização, o moçambicano Murade Murargy.

Após uma reunião com o Secretário Executivo da CPLP e os representantes dos Estados-membros, estão previstas declarações aos jornalistas, segundo uma Nota de Imprensa do Secretariado Executivo da organização recebida pela AIM, em Lisboa. Para além de Moçambique, fazem parte da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A deslocação do presidente Filipe Nyusi a Sede da CPLP insere-se no âmbito da visita de Estado a Portugal, a convite do seu homólogo Aníbal Cavaco Silva, a decorrer de 15 a 19 de Julho. Portugal está em pré-campanha para as legislativas previstas para o segundo semestre deste ano (2015).

A chegada de Nyusi à Lisboa está prevista para o princípio da tarde desta quarta-feira, fazendo-se acompanhar pela Esposa, Isaura Nyusi, pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi; da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão; da Indústria e Comércio, Max Tonela; deputados da Assembleia da República e por uma delegação empresarial, entre outros quadros.

Segundo o programa oficial da visita, o chefe de Estado moçambicano, acompanhado da mulher, será recebido, na quinta-feira, no Palácio de Belém, a Presidência da República Portuguesa, seguindo-se uma reunião de trabalho entre os dois presidentes, Filipe Nyusi e Cavaco Silva.

No mesmo dia Filipe Nyusi tem encontros marcados com o Primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e com a presidente da Assembleia da República de Portugal, Assunção Esteves.
O presidente moçambicano tem um Fórum de Negócios previsto no programa de sexta-feira.

Programada está ainda uma visita à exposição “1975-2015 – Retrospectiva 40 anos da Independência de Moçambique – Artistas Moçambicanos em Portugal”, visita a um empreendimento económico (PORTUCEL). A PORTUCEL está a investir em Moçambique no plantio de eucaliptos para a produção de pasta de papel.

Para além de encontro com a Comunidade Moçambicana residente em Portugal, o vasto programa da visita inclui entrevistas com a SIC, canal de Televisão privado, do Grupo Impresa, com a RDP África e com a Agência Lusa, parceira da AIM, entre várias actividades.