Imprensa

O País regista perto de 120 novos casos de cancro em crianças por ano

28/02/2020 08:37
O País regista perto de 120 novos casos de cancro em crianças por ano

Entre os vários tipos de cancro, a leucemia é o mais frequente e caracteriza-se pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis.

Estima-se que a taxa de sobrevivência pelo cancro em crianças é de 50 por cento.

Com o diagnóstico da doença oncológica, surgem novos desafios. Uma infância diferente, longe daquilo que um pai ou uma mãe sonha para seus filhos.

Kend tem três anos de idade. Como todas as crianças brinca, faz travessuras e até já sabe contar os dedos das mãos e dos pés.

O diagnóstico surgiu em Fevereiro de 2019, quando a menina tinha apenas dois anos de Idade. O aparecimento de uma borbulha no corpo da criança, foi o primeiro sinal de um cancro em estágio avançado. O Sarcoma de Kaposi.

Depois da cirurgia, entrou-se para um processo longo e doloroso. A Quimioterapia. Os efeitos colaterais deste tratamento já são visíveis. A perda de cabelo é um deles.

O procedimento implica várias sessões, e alguns momentos, o internamento por cinco dias.

Desde que a quimioterapia iniciou, a menina já foi internada seis vezes.

Segundo explicou a mãe da Kendy, o processo da quimioterapia, pode levar entre 2 a 5 anos, até que os exames confirmem a cura. Mas, o que é que uma mãe não faz pelos filhos? Nesta rotina conciliar os cuidados médicos de que carece sua filha e trabalho tornou-se insustentável

A única especialista em oncologia pediátrica de que o país dispõe, Faizana Amodo, disse em entrevista a Rádio Moçambique que geralmente são desconhecidas as causas de cancro em crianças.

Estima-se que anualmente são diagnosticados cerca de 215 mil casos de cancro, em crianças com menos de 15 anos em todo mundo. (RM)