Imprensa

Nyusi pede à manutenção do espírito solidário entre moçambicanos

03/01/2020 07:31
Nyusi pede à manutenção do espírito solidário entre moçambicanos

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apela a todos os cidadãos para que continuem a manter o espírito solidário perante qualquer tipo de adversidades, algo que constitui uma característica própria dos moçambicanos.

O apelo do Chefe de Estado vem inserido na sua mensagem de fim-de-ano dirigido a todos os moçambicanos.

A mensagem refere que, como nação, os moçambicanos fazem a transição de ano "num contexto de muita dor decorrente da violência injustificada, perpetrada por indivíduos contrários ao nosso progresso, na zona Norte - em Cabo Delgado e na zona Centro".

Moçambique regista, igualmente, o impacto adverso das intempéries que têm trazido muita destruição de vidas e património, público e privado, caracterizadas por chuva torrencial e ventos fortes que fustigam na zona norte do país, o que exige de todos um tratamento, cada vez mais sério das questões relativas às mudanças climáticas.

"Apelamos, por conseguinte, que continuemos a manter o espírito solidário que sempre nos caracterizou como moçambicanos, apoiando, sempre que possível, os nossos irmãos vítimas destas contingências", lê-se na mensagem.

Nyusi afirma que um misto de emoções se apossa dos moçambicanos neste instante em que são chamados a trazer à memória os diferentes momentos, eventos, realizações, constrangimentos e desafios que marcaram os últimos 12 meses.

Anota que foram momentos de muita entrega e dedicação, mas com resiliência os moçambicanos enfrentaram os desafios rumo ao desenvolvimento.

"Agora é momento de, por alguns instantes, deixarmos tudo para trás e incidirmos naquilo que pretendemos e perspectivarmos para o novo ano de 2020", disse.

Nyusi faz votos na sua mensagem para que 2020 seja um ano de muita paz, tranquilidade, realizações concorrentes à melhoria nas condições e qualidade de vida dos moçambicanos.

O Chefe de Estado também faz votos de boa saúde e esperança por dias melhores para todos os moçambicanos, com estradas seguras e livres de acidentes que ceifam vidas dos cidadãos.

Por isso, concluiu na sua mensagem com um apelo reiterando para mais cautela e menos excessos no momento da passagem do ano para que as festas sejam tranquilas e de alegria, intrínsecos dos moçambicanos.
(AIM)