Imprensa

Nyusi exorta aos deputados de palmo e meio a ensinarem outras crianças sobre seus direitos e deveres

17/08/2017 09:56

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exorta aos deputados do parlamento infantil a ensinarem outras crianças sobre os seus direitos para que possam conhecê-los e exigi-los.

Falando hoje, durante o almoço que ofereceu aos deputados do parlamento infantil, no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo, Nyusi disse que as crianças, sem saber, têm frequentado os mesmos locais de diversão com adultos, o que constitui uma violação dos seus direitos.

“Falem com outras crianças, vossos colegas, aquelas que encontrarem na rua, para irem à escola e não frequentarem barracas (lojas comerciais que se vende e consome bebidas alcoólicas) ”, disse.
Sobre a colocação de rampas, laboratórios, bem como apetrechamento em carteiras nas instituições de ensino no país, Nyusi garantiu que o Governo está a trabalhar nesse sentido, o pois estas acções estão incluídas no Programa Quinquenal 2015/2019.
Garantiu ainda que até 2019, todas as mais de 13 mil escolas do país vão estar apetrechadas com carteiras em número suficiente.
Exortou ainda aos petizes a transmitirem mensagens sobre “não a casamentos prematuros”, tendo sublinhado que existe uma “idade própria para se casar”.
“Vamos casar depois de estarmos preparados”, afirmou.
Disse que o Governo está envidar esforços para cumprir com os programas de desenvolvimento e criação do bem-estar dos cidadãos, incluindo crianças.
Enalteceu os esforços do Ministério do Género, Criança e Acção Social em prol da valorização das crianças.
Por seu turno, o recém-eleito presidente do parlamento infantil, Quino Caetano, anunciou as recomendações deixadas ao Governo para garantir o bem-estar dos petizes.
Caetano, natural da província central da Zambézia, arrolou como exemplo a instalação de bibliotecas, carteiras, introdução do sistema braile, bem como a retirada de estabelecimentos comerciais perto das instituições de ensino. 
Apontou ainda a observação do cumprimento da lei sobre o trabalho infantil e proibição de crianças nos locais de diversão nocturna, e a criação de modelos para luta contra a desnutrição crónica.
“O parlamento infantil recomenda ao Governo para que tome medidas imediatas para a resolução destes casos”, disse.
Nyusi ofereceu um presente a cada um dos cerca de 300 deputados que participaram no evento. Consta que se trata de brinquedos, material escolar e objectos de adorno.
Refira-se que Caetano substitui Dorico Pedro.
(AIM)