Imprensa

Nyusi esperado quinta-feira em Tete

29/06/2017 07:37
Nyusi esperado quinta-feira em Tete

O Presidente da República, Filipe Nyusi, é esperado esta quinta-feira na província de Tete, onde, durante três dias, vai efectuar uma visita de trabalho a esta parcela do Centro de Moçambique, tendo em vista inteirar-se sobre as principais realizações em curso na perspectiva do desenvolvimento socio - económico e bem-estar da população.

Para o efeito, o chefe de Estado moçambicano vai escalar, sucessivamente, os distritos de Cahora - Bassa, Marávia, Macanga, Doa e a Cidade de Tete, onde tem agendado encontros com os Governos locais, visitas a empreendimentos de interesse económico e social, bem como interagir com as populações.
O ponto de entrada será o distrito de Cahora - Bassa, particularmente a sua sede, Chitima, onde se espera que desembarque logo de manhã para, depois, deslocar-se ao posto administrativo de Nhabando, antes de orientar um comício popular e a sessão extraordinária do Governo Provincial, alargada a outros quadros, já na vila sede distrital.
Ainda neste distrito, prevê-se que Nyusi visite a Feira Provincial de Agro - Pecuária, uma espécie de montra das potencialidades que a província possui nesta área.
Aliás, a agricultura, pecuária, indústria extractiva de carvão mineral, e energia são alguns dos sectores que constituem a base económica de Tete, província que detém uma das maiores barragens hidroeléctricas do mundo. Trata-se da Barragem de Cahora - Bassa, cuja energia beneficia, para além de Moçambique, países vizinhos a exemplo da África do Sul e Zimbabwe.
Na sexta-feira, segundo o programa preliminar da visita, Nyusi escala o distrito de Marávia, particularmente o posto administrativo de Malowera, onde espera visitar a Base Kassuende, que, durante a luta de libertação nacional, serviu de retaguarda dos guerrilheiros da Frelimo. 
Nesta região, o Presidente da República deverá almoçar com cerca de 130 veteranos de luta de libertação nacional. Em Marávia, Nyusi orientará o seu segundo comício popular.
Durante a tarde do mesmo dia, Nyusi trabalha no distrito de Macanga, posto administrativo de Chidzolomondo, onde também está agendado um comício popular e visita a uma machamba da escola secundária local.
No Sábado, o Chefe de Estado escala o distrito de Doa, um dos três novos distritos criados na província, no quadro do novo ordenamento territorial, onde também orientará um comício popular.
No mesmo sábado, Nyusi trabalhará na cidade de Tete, a capital provincial, devendo visitar a empresa COMPAGRI, no bairro de Matundo, arredores da cidade, antes de orientar a sessão de balanço da visita. 
Enquanto isso, as ruas da cidade de Tete já mostram sinais de preparação da visita com bandeirolas hasteadas, sobretudo ao longo da via principal que liga o aeroporto de Chingozi ao centro da urbe.
Na deslocação a província de Tete, Nyusi far-se-á acompanhar pelos Ministros da Defesa Nacional, Atanásio M’tumuke, do Interior, Basílio Monteiro, bem como os vice-ministros da Administração Estatal e Função Pública, Roque Silva, dos Combatentes, Maria de Fátima Pelembe, da educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Nuvunga, da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque e quadros da Presidência da República. 
(AIM)