Imprensa

Novecentas mil pessoas atravessam fronteiras

21/12/2015 08:32
Novecentas mil pessoas atravessam fronteiras

Estima-se que 900 mil pessoas poderão cruzar as nossas fronteiras durante a quadra festiva do Natal e do fim de ano, segundo dados confirmados sexta-feira pelo Serviço Nacional de Migração (SENAMI).

O número representa um aumento de cerca de 20 por cento relativamente às festas de 2014/2015, em que 885 mil pessoas usaram as fronteiras moçambicanas.

A fronteira de Ressano Garcia tem sido a que recebe mais de cinquenta por cento destes números. Aliás, o pico de entrada na fronteira de Ressano Garcia será verificado nos dias 23 e 24 do mês corrente.

Recentemente, o Comando-Geral da Polícia, a Autoridade Tributária e o Serviço Nacional de Migração procederam ao lançamento da operação conjunta denominada “Boa Viagem”. A mesma teve lugar na vila fronteiriça de Ressano Garcia, distrito da Moamba, província de Maputo, e tem por finalidade facilitar a travessia dos viajantes neste período festivo.

Joel Guambe, coordenador-geral da operação conjunta “Boa Viagem”, disse que a tarefa que têm pela frente é complexa, daí que vai exigir de cada um dos funcionários maior entrega e dedicação, de forma a reduzir o sofrimento dos cidadãos nos postos de atendimento. O mesmo é válido para as vias de acesso, onde se deve assegurar maior circulação rodoviária.

A todos os funcionários envolvidos nesta operação, o comandante-geral da Polícia, Jorge Khálau, apelou para se empenharem no trabalho e não se envolverem em corrupção. Falando às forças das Alfândegas, Migração, polícias de Guarda Fronteira, de Protecção e de Trânsito, bem como aos técnicos do Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER), o comandante-geral da PRM disse que não haverá tolerância para os que meterem em extorsões, o único caminho a seguir será a sua expulsão das instituições a que pertencem.