Imprensa

Moçambique repudia continuação de sanções contra o Zimbabwe

28/10/2019 08:25
Moçambique repudia continuação de sanções contra o Zimbabwe

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, emitiu um comunicado, em nome do Governo de Moçambique, onde repudia de forma veemente a continuação das sanções contra o Zimbabwe, que vigaram desde 2001, impostas pelo Governo norte-americano e pela União Europeia.

“Contra todos os apelos feitos, em Março de 2019, estas sanções foram renovadas por mais um ano, por se considerar que as políticas do novo Governo continuam, alegadamente, a representar uma ameaça "incomum e extraordinária" à política externa de Washington”, diz o Comunicado.  

O Comunicado recorda que na 39ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada nos dias 17 e 18 de Agosto de 2019, em Dar-es-Salaam, na República Unida da Tanzânia, os líderes desta organização regional manifestaram a sua solidariedade para com a República do Zimbabwe, tendo apelado ao seu levantamento imediato, de modo a permitir a recuperação socioeconómica do país.

"A República de Moçambique demonstra a sua solidariedade para com o povo zimbabweano e associa-se aos demais Estados Membros da SADC que clamam pelo levantamento destas sanções, para que o povo zimbabweano possa coabitar efectiva e harmoniosamente na aldeia global", diz ainda o Comunicado. (PR)