Imprensa

Moçambique e Vietname querem estabelecer relações

15/03/2016 09:15
Moçambique e Vietname querem estabelecer relações

Moçambique e o Vietname pretendem estabelecer relações de cooperação a nível parlamentar, através da 

assinatura de um memorando de entendimento que permitirá a troca de experiências e de boas práticas.

A intenção foi manifestada, sábado último, de forma consensual, pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, e pelo Presidente da República Socialista do Vietname, Truong Tan Sang, durante um encontro de cortesia realizado na sede do Parlamento.

Durante o encontro, os dois dirigentes foram unânimes em afirmar que com a assinatura daquele instrumento estarão criadas as condições para o fortalecimento das relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países e povos, que datam desde os tempos da luta de libertação de Moçambique.

Na ocasião, Truong Sang, que visitou o país de 11 a 13 de Março corrente, endereçou um convite à Presidente da Assembleia da República para visitar a República Socialista do Vietname nos próximos tempos.

Entretanto, informações da “Casa do Povo” dão ainda conta que uma delegação do Gabinete da Mulher Parlamentar participa na 60.ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher, que decorre de 16 a 24 de Março corrente, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América, sob o lema “Empoderamento da Mulher e a sua ligação com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A participação desta comitiva no evento visa, entre outros aspectos, fortalecer a capacidade da Assembleia da República para contribuir de forma mais efectiva no alcance dos objectivos de igualdade de género no país, tendo em conta os compromissos internacionais assumidos por Moçambique.

A reunião vai dar seguimento às reflexões iniciadas no seminário de indução da mulher parlamentar ao Protocolo sobre o Género, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a outros instrumentos internacionais sobre a igualdade do género, para além de tratar, de forma exaustiva, intervenções concretas pelos vários actores sociais.

No seu regresso, as deputadas irão partilhar as recomendações e propostas de seguimento com as outras integrantes do Gabinete da Mulher Parlamentar e das três bancadas parlamentares, em geral, e em vários fóruns, incluindo as jornadas parlamentares.

A delegação moçambicana é chefiada pela deputada Francisca Domingos Tomás, presidente do Gabinete, e integra as parlamentares Elisa Rajamo, Esmeralda Mutemba e Laurinda António, bem como Arminda Pereira, funcionária do secretariado-geral do Parlamento.

Fonte: Jornal Notícias