Imprensa

Moçambique e Swazilândia mais atentos as ameaças transnacionais

27/07/2016 14:55
Moçambique e Swazilândia mais atentos as ameaças transnacionais

As ameaças transnacionais traduzidas no crime organizado, violações fronteiriças, tráfego de drogas, de seres e órgãos humanos, imigração ilegal, roubo de viaturas e de gado, assim como o contrabando de mercadorias, figuram na lista de ameaças iminentes à estabilidade tanto de Moçambique quanto da Swazilândia.

Para contrariar a tendência, a Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, entre os dois países, aponta como solução o reforço das medidas em curso para combater os males cujo perigo ameaça as aspirações do processo de integração regional.
Desta feita, a comissão sublinhou a necessidade de os dois países fortalecerem a cooperação, em particular no respeitante a troca de informações sobre os assuntos de segurança.
O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M’tumuki, disse ser desejo dos dois países elevar os níveis de cooperação em várias áreas do sector, num contexto em que urge a necessidade de consolidar as instituições de defesa e segurança. Ele falava hoje na abertura da primeira sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança entre os dois países.
“Este desiderato passa sumariamente por uma maior intervenção conjunta num contexto mundial complexo e de incertezas que os Estados estão expostos”, disse M’tumuki.
Para responder as exigências, o titular da pasta da defesa afirma que os dois países devem ter instituições de defesa e segurança fortes, e contribuir para o desenvolvimento dos países, através da manutenção de um ambiente de paz, estabilidade e segurança.
No encontro de dois dias, a delegação moçambicana foi chefiada pelo Ministro da defesa, Atanásio M’tumuki, e integrava o Ministro do Interior, Basílio Monteiro, enquanto a parte do Reino da Swazilândia foi chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mgwagwa Gamedze.
A delegação swati integrava igualmente a Ministra da Administração Interna, Princesa Tsandzile, assim como altos funcionários dos dois países.
Na segunda-feira, a reunião preparatória da Primeira Sessão Inaugural da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança Moçambique e Suazilândia discutiu aspectos inerentes a cooperação na área de Defesa e Segurança entre os dois países.