Imprensa

Moçambique e Alemanha estreitam relações parlamentares

04/03/2020 07:32
Moçambique e Alemanha estreitam relações parlamentares

A Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, manifestou, esta terça-feira, em Maputo, a intenção de ver cada vez mais estreitadas as relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre as Repúblicas de Moçambique e da Alemanha, incluindo na área Parlamentar.

Falando, na sede do parlamento, durante uma audiência de cortesia que concedeu ao Embaixador da República Federal da Alemanha, Delev Wolter, a PAR agradeceu todo o apoio que aquele país da Europa tem vindo a prestar a Moçambique nos seus vários domínios de desenvolvimento.

Esperança Bias solicitou os bons ofícios do Embaixador no sentido de ser o veiculo dinamizador para o processo de criação de relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os parlamentos dos dois países, através da assinatura de um memorando e/ou protocolo de cooperação institucional.

Ainda na audiência, a Presidente do parlamento endereçou ao diplomata húngaro votos de boas vindas a República de Moçambique e à Magna Casa do Povo.

Por seu turno, o diplomata alemão, depois de felicitar a PAR pela sua eleição ao actual cargo, prometeu ser o veículo para o estabelecimento das relações de cooperação entre os dois países e, levando consigo, a pretensão da PAR às autoridades parlamentares alemãs.

As relações de cooperação com a Alemanha remontam da ligação histórica com a EX-RDA em que Moçambique era um dos países de interesse prioritário para a República da Alemanha.

Em 1976 foi celebrado o Acordo que estabelece as Relações Diplomáticas entre os dois países. Em 1983 foi rubricado o Acordo sobre a Cooperação para o Desenvolvimento e, em 1985, o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira.

Os principais actores de Cooperação alemã são: o Ministério Federal da Cooperação Económica e Desenvolvimento, encarregue pela coordenação, planificação e financiamento das actividades de cooperação; o Ministério dos Negócios Estrangeiros; as Agencias especializadas; Bancos; e Actores não-governamentais alemãs.

Moçambique foi o primeiro país no qual a cooperação alemã aderiu ao mecanismo de apoio directo ao orçamento geral do Estado.

Os sectores prioritários de cooperação com a Alemanha são: Educação Básica e Vocacional, Descentralização para o Desenvolvimento Rural, Reformas Económicas e Desenvolvimento da Economia de Mercado, Áreas transversais: apoio directo ao Orçamento e Combate ao HIV-SIDA, Apoio ao Programa de Saneamento da Cidade de Maputo e Apoio aos Centros Regionais de Ciência e Tecnologia.

Ainda na manhã desta terça-feira, Esperança Bias reuniu-se, com o mesmo propósito, os Embaixadores das Repúblicas da França e Coreia acreditados na República de Mocambique, David Izzo e Yeo Sung Jun, respectivamente. (RM)