Imprensa

Moçambique: Governo inaugura máquinas artesanais de processamento do algodão

14/11/2019 09:08
Moçambique: Governo inaugura máquinas artesanais de processamento do algodão

O ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule, inaugura hoje em Namialo, província de Nampula, norte de Moçambique, o equipamento de processamento artesanal de algodão.

A iniciativa surge no âmbito de memorando de entendimento assinado entre os governos de Moçambique e da Etiópia para a transferência de tecnologia na componente de processamento têxtil, vestuário e curtumes.
Segundo o "Notícias", com a implementação desta iniciativa se abre espaço para novos negócios na cadeia de valor de algodão, melhorando desta feita a renda dos produtores familiares, conferindo maior robustez à cadeia de valor de algodão.
Moçambique é um dos grandes produtores de algodão. No entanto, devido à falta de fábricas para o processamento industrial, grande parte dessa produção é exportada em forma de fibras.
A ideia do Governo é massificar o processamento artesanal e industrial do algodão, como forma de adicionar valor ao produto, gerando mais receita e emprego no país.
Actualmente, apenas a província de Maputo detém uma fábrica de processamento de fibra do algodão.
As pequenas unidades de processamento artesanal, a serem inauguradas hoje em Namialo, vinham a funcionar desde alguns meses em regime de teste.
(AIM)