Imprensa

Moçambique /COVID-19: Casos de infecções atingem 137 no País

19/05/2020 07:34
Moçambique /COVID-19: Casos de infecções atingem 137 no País

O Ministerio mocambicano da Saude (MISAU anunciou este Domingo mais oito casos com diagnóstico positivo à COVID-19, resultantes de análises de um total de 276 testes realizados nas ultimas 24 horas, subindo para um total cumulativo de 137  de casos infectados  pelo coronavirus, no País.

"Dos oito casos novos reportados, sete são de nacionalidade moçambicana e um de nacionalidade Zambiana. Salientar que, cinco casos apresentam-se sem sintomatologia e dois com sintomatologia leve",  revelou a Directora Nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene.

De acordo com a fonte do MISAU, dos novos casos três são trabalhadores da multinacional francesa Total e foram diagnosticados no campo de Afungi, na província de Cabo Delgado. "Na província de Cabo Delgado – Afungi – temos três indivíduos do sexo masculino de 26, 31 e 57 anos de idade. Todos funcionários da Total", disse Rosa Marlene.

Os resultados mais recentes mostram uma evolução de casos para outras províncias, nomeadamente, Manica e Tete, que registaram as primeiras infecções. "Na Província de Manica, distrito de Machaze, temos um indivíduo do sexo masculino, de 35 anos de idade, regressado da África da Sul e testado na província de Manica no dia 11/05/2020" e "na cidade de Tete, um indivíduo do sexo feminino de 25 anos de idade", anunciou a fonte.

Tal como o caso de Manica, dos diagnosticados na cidade e província de Maputo, também constam cidadãos regressados da vizinha África do Sul, no âmbito da operação de repatriamento realizado na semana passada.

"Na cidade de Maputo temos um indivíduo do sexo masculino, de 32 anos de idade e outro de sexo feminino, de 22 anos de idade, regressada da África do Sul, cuja amostra foi colhida no Centro Transitório de Salamanga - distrito de Matuitíne no dia 08/05/2020). Este caso está em isolamento domiciliar, na província de Inhambane” e na província de Maputo, cidade da Matola “temos um indivíduo do sexo masculino, de 34 anos de idade, regressado da África da Sul, cuja amostra foi colhida no Centro Transitório de Manguaza no dia 10/05/2020", revelou a dirigente.

Actualmente, Moçambique conta com 44 pacientes totalmente recuperados, e não há registo de óbitos.

O Estado Mocambicano esta em Emergencia Nacional desde 1 de Abril de 2020, por causa da pandemia do Coronavirus (Covid19). Trata-se de uma Emergencia prorrogada para terminar no dia 30 de Maio corrente. Para a actualizacao constante sobre a evolucao da pandemia em Moçambique , Africa e no resto do Mundo, convidamos a todos os leitores a acompanhar, por video, no link:https://covid19.ins.gov.mz/videos/

(AIM)