Imprensa

Membros da Assembleia Provincial clamam por uma paz efectiva em Moçambique

09/09/2016 09:22
Membros da Assembleia Provincial clamam por uma paz efectiva em Moçambique

A Assembleia Provincial de Maputo iniciou hoje, na cidade da Matola, a IV Sessão Ordinária com mensagens de apelo ao entendimento e reconciliação nacional apresentadas pelas três bancadas nomeadamente a Frelimo, partido no poder, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o maior e segundo partidos da oposição no país respectivamente.

A Frelimo, através da chefe da bancada Idalina Chirindza, saudou a abertura do governo, particularmente o Presidente da República, Filipe Nyusi, pela forma como tem estado a preparar o diálogo com a Renamo.
A dirigente disse ainda que o Presidente está engajado na busca de soluções necessárias para fazer face à crise financeira nacional, caracterizada pela carestia de vida e pela contínua desvalorização do metical, algo que dificulta o crescimento normal da economia do país.
“É pelas mensagens de fé e esperança por dias melhores, transmitidas pelo nosso Presidente, que os moçambicanos continuam a trabalhar no dia-a-dia, cada um dando o seu máximo, com vista ao desenvolvimento de Moçambique’’, disse Idalina Chirindza.
Segundo a chefe da bancada da Frelimo, “o Presidente da República traz mensagens de conforto à população, para que esta continue a saborear a liberdade, independência e paz por ela conquistada, fazendo saber que tudo está sendo feito para pôr fim às hostilidades militares”.
Por seu turno, a bancada parlamentar da Renamo, dirigida por Samuel Mandlate, defende que o diálogo político em curso é uma ferramenta importante para o restabelecimento de uma paz efectiva em Moçambique.
“Apesar das adversidades, a bancada do partido Renamo na Assembleia Provincial acredita que o diálogo entre o líder da Renamo, Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi poderá produzir consensos’’, referiu. 
Enquanto isso, a bancada do MDM apela igualmente a uma paz efectiva, reconciliação, harmonia e bem-estar entre os moçambicanos.
Exorta ainda a todas as forças vivas da sociedade para que estejam engajadas na luta pela melhoria das condições de vida do povo.
Para o MDM “a limitação de livre circulação de pessoas e bens, que se faz sentir nestes últimos tempos, é uma ameaça à vida de pessoas e é um factor negativo para a economia nacional, com maior destaque para as pequenas e médias empresas e iniciativas individuais de centenas de mulheres e homens que transportam e comercializam produtos do norte para o sul, ou vice-versa.
Refira-se que o Governo e a Renamo estão actualmente envolvidas num diálogo político para pôr termo aos ataques armados contra alvos militares e civis perpetrados pelos homens armados daquele partido.
A Renamo justifica os ataques como forma de tentar ganhar o controlo de seis províncias, das regiões centro e norte, onde reivindica a vitória nas eleições de 2014. 
A IV Sessão da Assembleia Provincial de Maputo termina sexta-feira. 
Durante a presente sessão, os participantes vão analisar as actividades desenvolvidas durante o primeiro semestre do corrente ano, avaliar o grau de execução das actividades previstas para primeiro semestre e fazer uma perspectiva das actividades para 2017.
A agenda também inclui a presentação, pelo governo provincial, do relatório do Plano Economico Social (PES).
(AIM)