Imprensa

Mediadores elaboram nova proposta de descentralização

18/11/2016 12:22
Mediadores elaboram nova proposta de descentralização

Os mediadores internacionais do diálogo entre o Governo e a Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, pretendem elaborar uma segunda proposta de descentralização que deverá ser remetida ao 

parlamento ainda no presente mês de Novembro.
A informação foi avançada quarta-feira, em Maputo, pelo coordenador dos mediadores, Mário Raffaelli, no final de mais uma ronda, marcada pela participação de Saimone Macuiana, na delegação da Renamo, em substituição de Jeremias Pondeca, recentemente assassinado, em Maputo. 
“Após analisarmos as posições do Governo e da Renamo da nossa proposta relacionada com a descentralização, decidimos, com base nas opiniões da duas delegações, elaborar um novo documento”, disse Raffaelli.
Para o efeito, segundo a fonte, o grupo de mediadores vai reunir-se hoje (quinta-feira), em Maputo.
'Estamos a fazer tudo para garantir que ainda este mês o documento seja submetido ao parlamento. É muito importante que isso aconteça', disse.
Na mesa do diálogo constam ainda assuntos relacionados com o desarmamento dos homens armados da Renamo e a sua reintegração social.
O diálogo político visa preparar o encontro ao mais alto nível entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, com vista a reposição da paz efectiva no país.
(AIM)