Imprensa

Manica ultrapassa meta na cobrança de recitas

28/11/2017 08:56
Manica ultrapassa meta na cobrança de recitas

A província central de Manica superou, em 101.69 por cento, a meta na arrecadação de receitas para o presente ano, fixada em dois mil milhões de meticais.

Os dados foram revelados esta segunda-feira, em Chimoio, pelo porta-voz da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), na região-centro, António Camacho, que destacou a entrega abnegada de funcionários nas cobranças fiscais como sendo a principal estratégia para a superação da meta quando falta um mês para o final do ano. 
Camacho falava durante a visita que a directora da AT- centro, Sandra Alves, efectuou àquela província, no âmbito do acompanhamento das actividades do sector. 
Atingimos aquilo que foi programado a nível da província. Podemos dizer que estamos numa situação confortável aqui em Manica. Mas, o nosso desafio é aumentar mais aquilo que já temos, porque não são apenas as metas que nos contentam. Se for possível ter mais do que até agora conseguimos será uma mais-valia para nós e estamos a trabalhar para isso, referiu.
Camacho sublinhou que o aumento das receitas poderá ajudar aquelas unidades orgânicas que, por alguma razão, não conseguiram obter o planeado. 
A fonte explicou que estes resultados advêm da campanha de fiscalização e facturação através da qual se pretende avolumar os níveis de cobrança de receitas. Um dos impactos visíveis desta campanha é a superação das metas, tal como aconteceu em Manica. 
Este ano, sobretudo no segundo semestre, segundo Camacho, os indicadores foram diferentes. Após o lançamento da campanha, os impostos em sede do IVA registou um grande crescimento. 
Temos obtido resultados bastante satisfatórios principalmente neste segundo semestre quando comparamos com o primeiro, porque crescemos significativamente mercê das campanhas de educação fiscal e facturação, afirmou.
Entretanto, a directora da autoridade Tributaria de Moçambique-centro, Sandra Alves, manifestou a sua satisfação em relação aos resultados obtidos em Manica, desafiando, contudo, os funcionários no sentido de trabalharem para elevar cada vez mais esses dígitos. 
Parabéns colegas, por aquilo que vocês têm feito para um desempenho positivo. Mas necessitamos dum esforço adicional para acumular um superável e apoiar outras unidades que não estão cumprindo com as metas, algumas mesmo aqui na região centro. Por isso, vamos nos unir para nos distanciarmos dos 100 por cento, desafiou. 
Não viemos aqui para ensinar vos como se faz a cobrança de receitas, porque, mais do que ninguém, vocês sabem fazer isso. Quero com isso dizer que devemos continuar a cobrar. Se conseguirmos 150 por cento ou mais será uma glória para nós, porque a região e o país contam com os préstimos de cada um de nós afirmou a directora.
Para além da província de Manica, a directora regional da AT irá escalar Tete, Zambézia e Sofala, fechando assim o ciclo de visitas pela região centro de Moçambique.