Imprensa

MISAU lança 16ª Jornadas Nacionais de Saúde

01/12/2017 14:16
MISAU lança 16ª Jornadas Nacionais de Saúde

O Ministério moçambicano da Saúde (MISAU) lançou ontem a 16ª edição das jornadas nacionais de saúde, um evento que visa essencialmente partilhar as pesquisas efectuadas no sector, nos últimos três anos.

Organizado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), e a decorrer na cidade de Maputo, o evento deverá juntar cerca de 1.500 participantes e espera apresentar aproximadamente 600 pesquisas.

Sem mencionar o orçamento, o director científico do INS, Eduardo Samo Gudo, revelou que se trata do maior evento científico do país.
O número de resumos participantes das últimas jornadas superou o número de resumos de participantes de qualquer outro evento científico que já ocorreu em Moçambique depois da independência, afirmou.
Nas anteriores jornadas nacionais de Saúde, o INS registou um total de 408 trabalhos de pesquisas divulgados, e com 1.048 participantes.
Sobre o orçamento, Samo Gudo reconheceu a onerosidade das jornadas, explicando que a despesa logística dos pesquisadores provenientes das províncias recai sobre as direcções provinciais.
Nós não temos como estimar esse valor, mas o que posso partilhar é que são jornadas onerosas. Mesmo sendo onerosas, o resultado da iniciativa aponta que é um evento que vale a pena fazer. O país sai a ganhar”, acrescentou.
Para as províncias, apontou como desafios, a busca de um melhor desempenho nas jornadas, bem como o cometimento dos jovens pesquisadores na importância das jornadas.
Na edição passada, a província meridional de Inhambane teve apenas uma apresentação, enquanto a cidade de Maputo superou as restantes províncias do país.
Maputo concentra maior parte de cientistas; Maputo concentra maior parte das instituições de investigação; Maputo concentra maior parte das universidades, são todos estes aspectos que contribuem para que Maputo continue a dominar o leque de resumos e volumes de pesquisas feitas no país”, vincou o director científico.
Samo Gudo acredita que os resultados do evento deverão contribuir nas metas dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável 2015-2030, das Nações Unidas.
As 16ªs jornadas nacionais de saúde deverão se realizar de 17 e 20 de Setembro de 2018.
(AIM)