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MINEDH e Cervejas de Moçambique lançam projecto de reforço nutricional

08/08/2016 08:19
MINEDH e Cervejas de Moçambique lançam projecto de reforço nutricional

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), em parceria com a empresa Cervejas de Moçambique (CDM), lançou hoje, no distrito de Boane, província meridional de Maputo, um projecto para a distribuição do Super Maheu, um produto que visa minimizar a situação de emergência nas escolas localizadas nas regiões afectadas pela seca e insegurança alimentar.

O Super Maheu é um produto de elevado valor nutritivo lançado no mercado nacional, no início do corrente ano, pela CDM e, para o caso vertente, será distribuído numa embalagem reciclável de 300 mililitros. Cada embalagem contém cerca de 500 quilocalorias, que representa 30 por cento das necessidades básicas dos alunos.
O projecto vai beneficiar 13.615 alunos durante os próximos três meses.
Falando durante a cerimónia do lançamento oficial, que teve lugar na Escola Primária Completa de Mahubu KM20, o ministro da educação e desenvolvimento humano, Jorge Ferrão, explicou que a iniciativa também visa melhorar o rendimento escolar dos alunos, bem como a redução de insegurança alimentar e nutricional das crianças.
O governante disse ainda acreditar que a iniciativa poderá ajudar a reduzir os índices de absentismo.
“Com o Super Maheu o rendimento dos nossos alunos poderá aumentar e o nível de absentismo nas salas de aulas poderá reduzir”, disse o ministro, sublinhando que o produto é destinado exclusivamente aos alunos.
“Que o Maheu seja para as crianças. Os professores devem apenas acompanhar o processo de distribuição”, vincou. 
Apontou os distritos de Funhalouro e Mabote, na província meridional de Inhambane e de Muanza, na província central de Sofala “e outros distritos do país”, como beneficiários da iniciativa. 
Segundo Ferrão, o projecto foi desenhado em 2015, quando a CDM aproximou-se ao MINEDH com a respectiva proposta.
“O ministério não gastou dinheiro para ter este produto. O acordo que fizemos foi que a Cervejas de Moçambique deveria produzir o Super Maheu para os nossos alunos que se encontram em situação de insegurança alimentar”, explicou. 
Por seu turno, o administrador da CDM, José Moreira, explicou que a fábrica vai distribuir em todo o país cerca de 16 mil caixas de Super Maheu.
Segundo Moreira, o lançamento do produto revela o compromisso daquela empresa líder no mercado de bebidas alcoólicas em Moçambique em projectos de responsabilidade social em Moçambique. 
“Esta cerimónia surge no âmbito da responsabilidade social da Cervejas de Moçambique, querendo contribuir para reduzir as consequências da seca e da insegurança alimentar que se verifica ao longo do país“, disse.
Refira-se que o Super Maheu é um produzido através de matérias-primas provenientes do distrito de Catandica, província central de Manica, estimando-se que vá consumir anualmente cerca de 120 toneladas de milho.
A CDM investiu cerca de três milhões de dólares para garantir a produção do milho, matéria-prima principal do Super Maheu, e estão envolvidos cerca de dois mil produtores.
(AIM)