Imprensa

M´’tumuke acredita 10 adidos de desfesa

05/09/2016 08:24
M´’tumuke acredita 10 adidos de desfesa

O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M´’tumuke, acreditou hoje, em Maputo, nove adidos militares de igual número de países. Trata-se do brigadeiro Zahid Malik, do Paquistão; dos comandantes da Marinha-de-Guerra, Marcelo Nogare, da Argentina e Manjit Thomas, da Índia; do tenente-coronel Kai Brand, da Alemanha; dos coronéis Darwin Ziprick, do Canadá; Hazem Shenawi, do Egipto; Pierluigi Grimaldi, da Itália; Secha Kaibe, de Lesotho e de Makwamba Ngoy, da República Democrática de Congo.

Falando momentos após a cerimónia de acreditação, M´’tumuke disse esperar dos novos adidos um esforço para consolidar a cooperação militar entre os seus países e Moçambique.
Sobre a actual crise económica que o país atravessa, o governante afirmou que o reforço da cooperação continua na agenda do país, com vista ao desenvolvimento das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
“No âmbito da cooperação, o Governo reafirma a necessidade de continuar a estreitar, cada vez mais, as excelentes e históricas relações de amizade e cooperação existentes entre Moçambique e seus parceiros de cooperação, no domínio da defesa”, disse.
M’tumuke vincou que a profissionalização das FADM tem merecido uma atenção especial, mas, para a efectivação do desiderato, “contamos com o apoio dos nossos parceiros de cooperação”.
O ministro enumerou os sectores de educação, saúde, agricultura e industrialização como prioritários no actual ciclo de governação e que constituem pilares do Programa Quinquenal do Governo 2015-2019.
“O Governo prioriza o desenvolvimento da cooperação internacional, boa governação e descentralização, a promoção de emprego”, vincou M’tumuke.
Por seu turno, o brigadeiro Malik frisou que a presença dos adidos no país tem como objectivo fortalecer a segurança nacional, bem como global.
Malik, que falava durante a cerimónia em representação dos acreditados, destacou que dos seus países vêm à Moçambique para “reforçar as relações de amizade e cooperação existentes com as FADM”.
Disse estar pronto para cooperar com Moçambique sobretudo em áreas de formação em exercícios militares, bem como de saúde militar.
Malik, que reiterou agradecimentos a equipe do Ministério de Defesa Nacional pela hospitalidade, felicitou os moçambicanos pelo dia da Vitória, que se comemora próxima Quarta-feira.
“Desejo sucessos para o povo e para as FADM e que esta relação dure por muito tempo”, afirmou.
(AIM)