Imprensa

Lançado tabuleiro principal da ponte Maputo-Ka Tembe

02/10/2017 09:38
Lançado tabuleiro principal da ponte Maputo-Ka Tembe

A companhia China Road and Bridge Corporation, empresa responsável pela construção da ponte que liga a cidade de Maputo ao distrito municipal da Ka Tembe, na capital moçambicana, lançou hoje o primeiro dos 57 módulos que vão constituir o tabuleiro principal daquela infra-estrutura.

Foi um evento que contou com presença do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete e responsáveis da empresa responsável pela gestão da obra. 

O tabuleiro que vai cobrir os 600 metros do vão suspenso, da infra-estrutura com quatro faixas de rodagem, têm um peso estimado em mais de sete mil toneladas. 
Cada peça do tabuleiro tem 12 metros de largura, 26 de comprimento e três metros de espessura. 
Falando durante o evento, Bonete, disse que a montagem do tabuleiro deverá ser concluída dentro de um mês, se as condições climatéricas forem favoráveis. 
“O primeiro módulo já está lá, praticamente no centro, a fase seguinte é montar os outros módulos até às extremidades. Se as condições atmosféricas forem boas, a operação não vai levar mais de 45 dias”, disse o ministro. 
Em termos do nível de execução da obra, Bonete afirmou que já foram concluídas 85 por cento das actividades.
Questionado sobre o possível atraso na entrega da ponte, levantado recentemente pela empresa gestora da obra, o governante afirmou que a situação deve-se aos imprevistos que se vão registando, tendo em conta a dimensão da obra. 
“Naturalmente que temos uma organização a não contar com imprevistos. Mesmo a chegada do navio estava previsto para Junho, mas não foi possível. Vamos sempre ajustando o nosso programa em função de toda uma série de trabalhos que devem ser feitos”, explicou. 
O responsável da China Road and Bridge Corporation, empresa responsável pela construção da ponte, Bai Pengyu, garantiu que a ponte será concluída até ao fim do ano em curso. 
As obras de construção da ponte Maputo-Ka Tembe, estão orçadas em 725 milhões de dólares, incluindo a estrada à Ponta D’Ouro. 
(AIM)