Imprensa

Jornalistas capacitam-se em matéria da Lei Eleitoral

04/03/2020 07:43
Jornalistas capacitam-se em matéria da Lei Eleitoral

A Presidente do Conselho Constitucional, Lúcia Ribeiro, defende o domínio e interpretação profunda da legislação eleitoral por parte dos jornalistas por forma a garantir informação fiável aos cidadãos.

Lúcia Ribeiro falava esta terça-feira, na Ponta de Ouro, província de Maputo, num seminário sobre o acesso a justiça constitucional e harmonização da legislação eleitoral.

A fonte referiu que os comunicadores desempenham um papel importante na divulgação dos assuntos constitucionais para o público.

Segundo Lúcia Ribeiro, a forma como os fenómenos políticos são cobertos, reportados e comentados, pressupõem um nível cada vez mais alto de preparação e domínio das matérias, por parte dos profissionais do chamado quarto poder.

"Assim, foi por todos considerado pertinente, útil e necessário, desenvolver acções como a que juntou os profissionais de comunicação social e os magistrados" - disse Lúcia Ribeiro.

O encontro tem por objectivo dotar os jornalistas de conhecimentos sobre a lei eleitoral e estarão em debate temas como o princípio do direito eleitoral, harmonização da lei eleitoral, entre outros.

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas, Eduardo Constantino, disse ser importante que os jornalistas sejam munidos de matérias relacionadas com o processo eleitoral.

Segundo Eduardo Constantino, "isso vai permitir que nós possamos ter um conhecimento mais aprofundado do papel do Conselho constitucional, contribuindo para que o trabalho do constitucional seja conhecido pela população, através dos jornalistas". (RM)