Imprensa

INE afasta hipótese de prorrogação do censo geral

16/08/2017 10:08
INE afasta hipótese de prorrogação do censo geral

O Instituto Nacional de Estatística (INE) coloca de parte a hipótese de prorrogar o prazo do IV Recenseamento Geral da População e Habitação em Moçambique, acreditando ter conseguido recensear todos os agregados familiares que estavam previstos.

Segundo Cirilo Tembe, porta-voz daquela instituição, citados hoje pelo “Notícias”, nada justifica a extensão do prazo do processo visto que os dados recolhidos de todas as províncias apontam para o recenseamento dos cerca de cinco milhões de agregados familiares.

Com estes dados, conforme indicou, existe a garantia de “sermos” mais de 27 milhões de pessoas em todo o território nacional. Contudo, o INE reserva para hoje, a apresentação de um balanço preliminar de todo o processo, oficialmente encerrado esta terça-feira, depois do arranque a 1 de Agosto último.

Segundo Cirilo Tembe, o dia de terça-feira foi praticamente reservado a um desdobramento por parte dos recenseadores, no sentido de completar as famílias em falta, muitas das quais não tinham sido recenseadas por vários motivos, sendo o principal pelo facto de os chefes das famílias não terem estado presentes em tempo, obrigando a uma reprogramação da presença dos recenseadores.

Para este censo estavam disponíveis perto de duas centenas de viaturas com tracção às quatro rodas que apoiaram na operação, para além de 750 motorizadas e 10 mil bicicletas, meios utilizados exclusivamente para a recolha de dados no quadro do censo. O mesmo mobilizou 196 mil pessoas, entre recenseadores, controladores, guias, motoristas e pessoal de apoio.

A operação abrangeu, além de residentes em habitações tradicionais, os cidadãos que vivem em lares, centros internatos, quartéis e outros lugares de aglomeração, bem como migrantes à data do recenseamento. (AIM)