Imprensa

INAE controla o peso do pão

08/07/2016 10:39
INAE controla o peso do pão

É que como forma de ludibriar os consumidores, algumas panificadoras enveredam pela diminuição do peso do pão que, no entanto, é vendido ao preço acordado entre o Governo e a respectiva associação.

Falando à margem da 5.ª sessão do Fórum dos Inspectores ao nível da capital, realizada esta quarta-feira no Governo da Cidade de Maputo, o delegado do INAE, Elias Jamisse, referiu que, a partir daquela data, as equipas de inspecção vão fazer-se às padarias munidas dos instrumentos de medição, neste caso as balanças, com vista a aferir o real peso do pão comercializado. Por outro lado, disse ainda Jamisse, citado esta quinta-feira pelo “Notícias”, as equipas vão fazer a aferição das balanças usadas pelas panificadoras.
Entretanto, dos trabalhos preliminares de inspecção realizados desde a última segunda-feira não foram identificadas padarias em situação irregular. O delegado da INAE, segundo ainda o jornal, avançou que estão previstas multas para as panificadoras infractoras.
Até ao momento, a INAE, cidade de Maputo, afirma que tem alcançado sucessos na monitoria de preço do pão que se mantém estável.
“O preço do pão mantém-se, mas o que acontece é que se nota uma ligeira alteração do valor comercializado pelos revendedores nos mercados informais. Estivemos com a Associação Moçambicana de Panificadores (AMOPÃO) para discutir esta questão e chegàmos à conclusão de que a partir do dia 15 deste mês iremos ao terreno com instrumentos para verificar o peso do pão”, prometeu.