Imprensa

HCM quer melhor atendimento para os utentes

18/10/2019 07:46
HCM quer melhor atendimento para os utentes

O Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade sanitária em Moçambique, está a trabalhar no sentido de criar condições para conferir uma melhor segurança aos pacientes.

Aliás, este é um dos temas das V Jornadas Cientificas, um evento de dois dias em curso na cidade de Maputo, capital moçambicana.

A ministra da Saúde, Nazira Abdula, que hoje dirigiu a abertura oficial do evento, disse que em todo mundo, não só se enfatiza a análise e o exame físico, mas também as condições oferecidas ao paciente desde o primeiro contacto com a unidade sanitária, o que significa que os profissionais da saúde devem privilegiar uma medicina segura, não só para os médicos mas também para os utentes.

"A melhoria do estado de saúde da nossa população é uma prioridade para o nosso governo, razão pela qual temos vindo a desenvolver esforços e grandes investimentos no sector da saúde", disse Abdula.

Segundo a ministra, embora muito tenha sido feito em prol da saúde no país, as actuais tendências mostram que ainda há mais por se fazer.

"A actividade científica desenvolvida no HCM tem vindo a crescer substancialmente. Mensalmente realizam-se jornadas científicas nos diferentes departamentos, diferentes cursos de formação contínua e gradualmente mais profissionais participam em eventos científicos nacionais e internacionais", sublinhou.

A governante defende que as jornadas científicas constituem mais uma oportunidade para os profissionais do HCM, e não só, divulgarem os resultados do empenho dos mesmos na área da investigação científica com finalidade de melhorar as suas actividades profissionais.

"Este será um encontro de extrema importância que permitirá a reflexão sobre o estado actual de saúde da nossa instituição visando a identificação dos problemas com vista a obtenção de melhores resultados no futuro, pois os temas seleccionados reflectem os problemas reais do nosso hospital e do nosso país", disse.

Entrar nas unidades sanitárias do país em particular no HCM e beneficiar de um atendimento de qualidade e com rigor vai passar a ser um exercício permanente dos profissionais da saúde da maior unidade hospitalar do país.

No total, serão apresentados 155 trabalhos científicos dos quais 44 comunicações orais, 111 em cartazes e no fim os melhores trabalhos serão premiados. Sob lema "A segurança do paciente no ambiente hospitalar ", o encontro tem duração de dois dias.
(AIM)