Imprensa

Governo é pelo aprofundamento da cooperação com a Rússia

15/06/2017 11:59
Governo é pelo aprofundamento da cooperação com a Rússia

O Governo de Moçambique defende a necessidade de se aprofundar a cooperação com a Federação Russa, sobretudo na área de formação de quadros para os sectores dinamizadores do desenvolvimento.

O facto foi revelado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, que falava, em Maputo, por ocasião do Dia Internacional da Federação Russa, que se assinala a 12 de Junho de cada ano.
Na ocasião, Nhambiu apontou as áreas geológica, mineira, siderúrgica, petroquímica, agrícola, pesqueira, energética, e de infra-estruturas como prioritárias para a formação, no âmbito da cooperação com a Rússia.
“A cooperação continua a ser dotada de um enorme potencial ainda por explorar, havendo necessidade de se continuar a privilegiar a formação técnico-profissional e superior, particularmente no sector dos recursos minerais, onde a Rússia tem uma profunda e consolidada experiência”, disse Nhambiu, citado por um comunicado de imprensa.
A Rússia, segundo Nhambiu, tem sido um parceiro importante na área de formação de quadros nos diferentes níveis de especialização que contribuem, de forma significativa, para o crescimento, bem-estar social e melhoramento das condições de vida da população.
“Reiteramos o interesse do Governo em continuar a trabalhar com a Rússia na consolidação da paz e estabilidade, na erradicação da pobreza, bem como na criação de condições para que as gerações vindouras possam usufruir de um Moçambique próspero e que seja referência na região e no mundo”, sublinhou.
As relações de amizade, solidariedade e cooperação entre Moçambique e a Rússia remontam desde os primórdios da Luta de Libertação Nacional e foram formalizadas com o estabelecimento das relações diplomáticas em 1975, e galvanizadas com a celebração em 1977, do Tratado de Amizade e Cooperação entre os dois países.
Segundo Nhambiu, estas relações de amizade e cooperação são boas e tendem a se fortalecer cada vez mais, depois de algum abrandamento na década 90, em virtude da conjuntura interna nos dois países.
Na ocasião, o ministro enalteceu o apoio que o Governo da Federação Russa tem prestado à Moçambique nos domínios da Defesa, Segurança e Ordem Pública, Juventude e Desportos, Finanças e Recursos Minerais.
(AIM)