Imprensa

Governo e parceiros investem mais de 170 milhões USD na reconstrução de estradas

27/01/2017 07:57

 O Governo Moçambicano, em parceria com o Banco Mundial e o Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID) vai investir 170,5 milhões de dólares para a implementação da segunda fase de reconstrução estradas na província meridional de Gaza, em Moçambique.

As obras de reconstrução cobrem uma extensão de 190 quilómetros de estradas danificadas durante as cheias que assolaram o país entre 2012 e 2013.
Para o efeito, o governo moçambicano vai disponibilizar 42,5 milhões de dólares. O Banco Mundial e o DFID vão desembolsar 113 e 15 milhões de dólares respectivamente. 
Os troços abrangidos incluem Guijá/Chókwè, Chókwè/ Macarretane, Maniquinique/Chilembene e Chilembene/Marapá.
O montante vai garantir que a segunda fase de reabilitação destes troços inicie em Fevereiro do ano em curso, prevendo-se que termine nos próximos 18 meses. A primeira fase compreendeu a reabilitação de emergência destes troços, que foi realizada no período compreendido entre 2014 e 2015.
Falando minutos após a assinatura do acordo entre o director-geral da ANE, Marco dos Anjos e os empreiteiros, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete Martinho, disse que na primeira fase foram desembolsados 15 milhões de dólares. 
“A implementação está dividida em duas fases. A primeira fase compreendeu reparações imediatas com vista a reposição de transitabilidade. Estas obras tiveram lugar em 2014 e 2015 e estavam orçadas 15 milhões de dólares”, explicou.
Na segunda fase, acrescentou o ministro, “o governo pretende que as obras tenham a qualidade necessária para, assim, resistirem às mudanças climáticas. Que sejam cumpridos, estritamente, os prazos estabelecidos”. 
O representante do Banco Mundial, Kulwinder Singh Rao, disse que o financiamento será destinado a melhorar as condições de estradas e pontes, reforçar a capacidade de gestão e administração do sector rodoviário.
“Esta segunda prestação apoiará as obras de emergência e outras intervenções locais na província de Gaza, bem como uma série de obras rodoviárias mais complexas para ajudar a reduzir os futuros danos causados pelas inundações na zona.”
Para a reabilitação destas estradas, foram contratadas quatro empreiteiros, nomeadamente, a construtora chinesa Zhonghumei Engineering Group, Ltd, China Henn International Corporation Group, Mota-Engil, SBI International Holding.
Em Moçambique a época chuvosa cobre o período compreendido entre Outubro e Março do ano consecutivo, desalojando milhares de pessoas e provocando a perda de centenas de vidas. 
(AIM)