Imprensa

Governo defende formação de qualidade para todos

09/11/2017 09:08
Governo defende formação de qualidade para todos

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, desafia a ADPP Moçambique a apostar, continuamente, numa formação de qualidade para todos e na promoção de uma aprendizagem ao longo da vida, para que as pessoas e as comunidades sejam agentes principais e proactivos do seu próprio desenvolvimento.

Nhambiu falava hoje, em Maputo, por ocasião dos 35 Anos da ADPP, uma ONG moçambicana, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.

O ministro enalteceu o papel da ADPP Moçambique desde a sua fundação no ano de 1982, o qual tem vindo a crescer constantemente, actuando pela extensão do país, empregando inúmeros trabalhadores, dispondo de uma ampla rede de voluntários, beneficiando milhões de moçambicanos e, consequentemente, Emponderando Comunidades para Criar Desenvolvimento Sustentável.

Como Governo, endereçamos as mais nobres felicitações à ADPP Moçambique pelo seu singular trabalho e percurso histórico de interacção com grupos sociais mais desfavorecidos, promovendo a igualdade de oportunidades para diferentes extractos sociais e pela sua contribuição em áreas chaves de desenvolvimento socioeconómico nacional, como sejam Educação, Saúde, Agricultura e Energias Renováveis, disse o governante.

Na ocasião, Nhambiu recordou que o Programa Quinquenal do Governo tem como enfoque central o aumento do emprego, da produtividade e competitividade para a melhoria das condições de vida dos moçambicanos, no campo e na cidade, em ambiente de paz, harmonia e tranquilidade, consolidando a democracia e a governação participativa e inclusiva.

Neste contexto, a missão global da ADPP Moçambique de promover o desenvolvimento social e económico equitativo do povo moçambicano e em particular daqueles que estão numa posição mais vulnerável, casos de crianças, órfãos, mulheres e raparigas, coaduna com o objectivo primordial do Programa Quinquenal do Governo em vigor.

De igual modo, a ADPP Moçambique, ao promover o desenvolvimento de programas direccionados à indução de mudanças sustentáveis e significativas, capacita as comunidades a assumirem um papel activo na sociedade como actores principais da sua própria mudança, contribuindo para o cumprimento satisfatório das políticas e programas do Governo.

Aliás, o leque de actividades que vêem sendo empreendidas pela ADPP Moçambique ao longo do seu percurso histórico tem contribuído, não só para a superação dos desafios de desenvolvimento nacional, mas, também, para o cumprimento de importantes iniciativas e directivas de instrumentos normativos internacionais, caso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, refere um comunicado de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional recebido hoje pela AIM.

Os objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 colocam o enfoque nas pessoas, nos direitos humanos e na resposta às crescentes desigualdades sociais, bem como englobam questões centrais como a paz, a segurança e as alterações climáticas.

“Gostaríamos, como Governo, de ver a ADPP Moçambique a continuar a trabalhar com pessoas e comunidades a nível da base, empregando uma abordagem que combina vários temas transversais, incluindo questões como alfabetização, saúde, género, entre outros, sublinhou Nhambiu.

A cerimónia de comemoração dos 35 Anos da ADPP Moçambique tem lugar numa data em que se celebra o Dia Mundial do Urbanismo, uma efeméride anual que tem como objectivo promover a consciencialização, a sustentabilidade, a promoção e a integração entre a comunidade e o Urbanismo.

Na ocasião, o ministro encorajou a ADPP Moçambique a seguir em frente nas suas actividades de promoção de um desenvolvimento holístico e inclusivo, que visa o bem-estar geral das pessoas e das comunidades, tanto em termos socioeconómico, como cultural e ambiental.